Connect with us

Nacionalidade portuguesa é simplificada para netos e cônjuges

Nacionalidade portuguesa cônjuges netos

Portugal

Nacionalidade portuguesa é simplificada para netos e cônjuges

Foto: Macau Photo Agency

Nacionalidade portuguesa é simplificada para netos e cônjuges

Portugal revisou a Lei da Nacionalidade e, agora, considera como requisitos necessários para obtenção da nacionalidade portuguesa a netos de portugueses que residem no exterior o domínio da língua portuguesa, além de não possuírem condenação superior a três anos e suspeitas de ligações a atos terroristas.


Leia também

Viajar para Portugal: o que é necessário durante a pandemia
Salário mínimo em Portugal, quanto se ganha?


Outra modificação aprovada pelos deputados portugueses também simplificou a obtenção da cidadania portuguesa para cônjuges. A partir da aprovação da modificação da lei, a pessoa precisa estar casada há, pelo menos, seis anos com a pessoa que já possui a nacionalidade portuguesa. O prazo para a obtenção da cidadania pode ainda ser reduzida caso o casal tenha filhos.

Com a alteração promovida por Portugal, a partir de agora os critérios ficaram mais claros para a atribuição da nacionalidade e, com isso, deixa de ter a necessidade do pleiteante de provar a sua ligação com à comunidade portuguesa, como previa anteriormente.

A Lei da Nacionalidade, que concede o reconhecimento para descendentes e cônjuges, foi criada em 1981 e a última alteração foi feita em 2018. Na prática, esta nova modificação, além de simplificar o processo para quem entra com a solicitação, também as novas exigências trouxeram mais segurança jurídica para a concessão da cidadania portuguesa.

Quer saber mais sobre os requisitos do processo de cidadania? Fizemos um artigo explicando tudo, é só clicar aqui.

Morar na Europa

Europa's lover.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba + de Portugal

Publicidade

Facebook

Trending

Publicidade Twitter Ad

Ter uma conta na Europa

Publicidade
To Top