Connect with us

Zurique: como é morar e o custo de vida da cidade suíça

Zurique Suíça Zurich Switzerland Morar na Suíça Visitar a Suíça

Suíça

Zurique: como é morar e o custo de vida da cidade suíça

Foto: Claudio Schwarz

Zurique: como é morar e o custo de vida da cidade suíça

Receba as nossas dicas em seu celular, clique para acessar o canal MORAR NA EUROPA no Telegram e nosso perfil no Twitter.

Zurique, ou Zürich, que nunca ouviu falar dessa famosa cidade da Suíça? Pela sua importância, muitas vezes é erroneamente associada como capital do país devido a sua popularidade. Se fôssemos comparar a Suíça com o Brasil, Zurique seria como São Paulo, o centro financeiro, a maior concentração de pessoas por metro quadrado e uma das regiões com a melhor remuneração do país.

Venha conosco conhecer mais sobre essa cidade suíça que é apaixonante!


Índice do artigo


Como é morar em Zurique?

Zurique é uma cidade com ar de grande centro, mas ao mesmo tempo tipicamente suíça. Ela consegue ser o moderno e o antigo ao mesmo tempo, pois olha para o futuro, mas não renega os seu passado e a importância que cada construção que atravessou séculos é para a cidade.

Mas assim como em qualquer outra cidade suíça, a capital financeira do país é super organizada, mais uma característica tipicamente dos suíços. Morar lá é desfrutar de um sistema de transporte completo, eficiente e pontual, sensação de segurança extrema ao transitar pelas ruas em qualquer horário, atrações culturais variadas, como museus, bares, casas noturnas e até mesmo shows.

A cidade ainda é uma das principais ligações aéreas do país e recebe vários voos semanais vindos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Internamente na Europa, Zurique também é conexão para as principais cidades do Velho Continente e um detalhe importante é que nesta região suíça o idioma oficial falado é o alemão, mas é bem provável que você encontre pessoas que falem inglês.

Custo de vida para morar em Zurique

É claro que você já ouviu falar que a Suíça é o país mais caro do mundo. Sim, isso é verdade, principalmente para quem decide visitar o país sentirá isso no bolso, mas para quem mora no país e trabalha a remuneração é compatível e falaremos mais sobre isso adiante.

Aluguel de apartamento

O aluguel é o maior vilão de tudo e em todos os lugares, seja na Suíça, em outro país europeu ou no Brasil. É a fatura que mais abocanhará os seus rendimentos. Veja só a média de valores do aluguel na cidade de Zurique:

Apartamento de 1 quatro no centro 1.914,58 Fr.
Apartamento de 1 quarto afastado do centro 1.408,75 Fr.
Apartamento de 3 quartos no centro 3.589,74 Fr.
Apartamento de 3 quartos fora do centro 2.517,35 Fr.

Contas básicas

Além do aluguel, há outras contas que são fixas no orçamento e são imprescindíveis para o bom funcionamento de um lar. Então, fizemos uma identificação média desses principais gastos e de impostos obrigatórios.

Contas de eletricidade, água e gás 200 Fr.
Internet 53 Fr.
Imposto de TV 365 Fr.

Transporte público

A Suíça é conhecida pela sua excelência nos transportes públicos e morar em Zurique é a certeza que desfrutará disso. Morando na cidade você pode pagar a utilização do transporte quando você precisar utilizar ou então pode comprar um passe mensal por um valor fixo e utilizar a vontade dentro do perímetro da cidade durante os 30 dias do mês.

Bilhete individual 4,40 Fr.
Bilhete mensal 85 Fr.

Supermercado

Os valores de mercadorias em supermercados na Suíça é um dos maiores da Europa se comparado com outras grandes cidades europeias. Para entendermos melhor selecionamos alguns itens básicos de compra de alimentos que fazem parte da rotina de uma casa.

Leite (1 litro) 1,63 Fr.
Arroz (1kg) 2,84 Fr.
Ovos (1 dúzia) 5,75 Fr.
Filé de frango (1kg) 28,23 Fr.
Carne bovina (1kg) 51,85 Fr.
Maça (1kg) 3,92 Fr.
Banana (1kg) 3,10 Fr.
Laranja (1Kg) 3,91 Fr.
Tomate (1kg) 4,45 Fr.
Batata (1kg) 2,71 Fr.
Cebola (1kg) 2,80 Fr.
Água (1.5l) 1,15 Fr
Vinho (garrafa 750 ml) 15 Fr.
Cerveja local (lata de 500 ml) 1,84 Fr.

Alimentação fora de casa

No dia a dia nem sempre é possível fazer todas as refeições em casa, é possível que você faça boa parte delas na rua. Mas quanto custa ir a um restaurante em Zurique?

Refeição em restaurante simples 25 Fr.
Refeição para 2 pessoas em restaurante intermediário 100 Fr.
Combo do Mc Donald’s 13 Fr.
Cerveja nacional (500 ml) 7 Fr.
Cerveja importada (330 ml) 6,75 Fr.
Cappuccino 5 Fr.
Refrigerante sabor Cola (330 ml) 4,39 Fr.
Água (330 ml) 3,65 Fr.

Lazer

Entre os custos de lazer destacamos os mais comuns, a academia e o cinema.

Academia (mensal) 90 Fr.
Cinema 19 Fr.

Saúde

Esse é um ponto muito importante para quem decide morar em qualquer lugar da Suíça: a saúde em todo território não é pública, mas sim privada. Sendo assim, todo cidadão que fixa residência precisa obrigatoriamente fazer a contratação de um plano de saúde e isso vai variar muito de cantão para cantão e também levando em consideração idade e doenças preexistentes. Uma média de valor é:

Seguro saúde (mensal) 250 Fr.

Valor total

Esse foi um espectro bem básico e com os valores médios do que uma pessoa precisa desembolsar para viver em Zurique. No resumo desse total o quadro ficou:

Aluguel de apartamento fora do centro 1.408,75 Fr.
Serviços básicos para casa 283 Fr.
Seguro saúde 250 Fr.
Uma refeição em um simples restaurante 25 Fr.
Academia 90 Fr.
Gastos com supermercado 350 Fr.
Bilhete mensal de transporte 80 Fr.
Cinema (2 ingressos) 38 Fr.
Total 2.524,75 Fr.

Trabalho em Zurique

Bem, para pagar as contas é preciso ganhar dinheiro e aqui vão duas informações bem importantes. A primeira é que diferentemente de outros países europeus, na Suíça a moeda utilizada pelo país é o franco suíço e não o euro. O país não faz parte do bloco econômico europeu e por isso não utiliza a moeda europeia, mas se você tiver euros e for em um supermercado é possível comprar utilizando as cédulas e moedas da zona do Euro, mas o troco será devolvido em franco suíço.

O segundo aspecto que precisamos te dizer é que em Zurique estão concentrados os maiores salários da Suíça. A média salarial da região depois de descontados os impostos obrigatórios é de 6.534,68 Fr. por mês, mas por se tratar de uma média é provável que você conhecerá pessoas que ganham menos que isso, próximo a esse valor ou muito mais que essa remuneração.

As oportunidades de trabalho que mais surgem na Suíça estão ligadas a construção civil, hotelaria e infraestrutura ferroviária. Mas isso não quer dizer que são as únicas, também há vagas em pequenos empreendimentos que fazem parte da economia suíça.

Você também pode gostar de saber sobre as remunerações em outros cantões da Suíça.

Clima

O clima em toda a Suíça é alpino, mas a variação de temperatura pode variar muito de cantão para cantão. Mas em Zurique em específico é possível aproveitar um verão com as temperaturas lá em cima, com termômetros registrando seus 30 graus ou mais. Já no inverno prepare-se, pois as temperaturas podem despencar e chegar a abaixo de zero.

Frequentemente chove na cidade e também chega a nevar no inverno quando tem a combinação climática para tal.

Atrações de Zurique

O que fazer em Zurique em um fim de semana ou se a pessoa estiver apenas a turismo?

Museu da Fifa

Museu da Fifa Zurich Zurique Suíça Switzerland

A sede mundial da Federação Internacional de Futebol (Fifa) está localizada em Zurique, na Suíça, e lá também encontra-se o Museu do Futebol, ou Museu da Fifa, um ponto turístico obrigatório para os apaixonados pelo esporte. Localizado no centro da cidade, a instituição criada pela federação abriga acervo único do futebol mundial com um riquíssimo material que preserva a memória das Copas do Mundo.

Museu Nacional da Suíça

Landesmuseum Museu Nacional da Suíça Zurique Zurich

Ir a um país e não conhecer a sua história? Isso não parece fazer sentido algum. Zurique abriga o Museu Nacional Suíço, também conhecido como Landesmuseum, que possui um grande acervo sobre a história do país, com esculturas, pinturas e peças arqueológicas que vão remontar os períodos da história dos suíços.

Zoológico de Zurique

Zoológico Zurique Zurich Suíça Switzerland

Uma ótima opção para agradar toda a família é conhecer o Zoo de Zurique. O espaço é abrigo de mais de 300 espécies de animais das mais distintas regiões do mundo. Um dos grandes destaques é o passeio dos pinguins que acontece todos os dias e é uma atração muito disputada para ser assistida.

Ah, uma informação importante: o Zoológico de Zurique não abre as portas durante o inverno.

Casa de Ópera de Zurique

Opernhaus Zurique Zurich Suíça Casa de Ópera

Conhecida como Opernhaus, a Casa de Ópera de Zurique funciona desde o ano de 1891 e é uma das menores do mundo, com capacidade para 1.110 lugares. Tem um interior encantador e a arquitetura da fachada é bem preservada apesar do tempo e preserva características da arquitetura suíça.

Kunsthaus

Kunsthaus Zurich Zurique Suíça Switzerland

Quem gosta de arte não pode deixar de passar e conhecer o Museu Kunsthaus que, já na porta do local, exibe uma obra de Rodin. Já dentro do museu é possível visitar tesouros artísticos de renomados pintores, como Monet, Manet, Matisse, entre outros. A entrada custa 25 Fr. (adultos) e 18 Fr. (a meia entrada).

Gostou da ideia de morar em Zurique? Conte pra gente as suas expectativas nos comentários!

Morar na Europa

Europa's lover.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba + de Suíça

Publicidade

Facebook

Trending

Publicidade Twitter Ad

Ter uma conta na Europa

Publicidade
To Top