Connect with us

Suíça reabre fronteiras para viajantes do Brasil vacinados

Suíça viajar swiss airlines

Suíça

Suíça reabre fronteiras para viajantes do Brasil vacinados

Foto: Miguel Ángel Sanz/Unsplash

Suíça reabre fronteiras para viajantes do Brasil vacinados

A Suíça aprovou a reabertura das fronteiras para viajantes vindos do Brasil que tenham completado a vacinação contra o coronavírus.

Receba as nossas dicas em seu celular, clique para acessar o canal MORAR NA EUROPA no Telegram e nosso perfil no Twitter.

Atualizado em 25 de junho de 2021, às 8h30.

O Parlamento da Suíça aprovou nesta quarta-feira (23) a reabertura das fronteiras para viajantes vindos do Brasil que tenham completado a vacinação contra o coronavírus com todas as doses necessárias. Essas pessoas não precisarão passar por testes de Covid-19 nem cumprir quarentena no país europeu. A medida entra em vigor a partir do próximo sábado (26).

No comunicado, o governo suíço reforça que a permissão vale apenas para quem se vacinou com imunizantes que foram aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que inclui todas as vacinas adotadas atualmente pelo Plano Nacional de Imunização: Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Sinovac (Coronavac) e Janssen.


Leia também

Zurique: como é morar e o custo de vida em 2021 da cidade suíça
Morar na Suíça e ganhar salário de juiz brasileiro


Não estão incluídas na lista as vacinas Sputnik V e Covaxin, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação provisoriamente de alguns lotes e que devem ser aplicados em quantidades reduzidas e restritas a alguns públicos.

O governo da Suíça também salientou que será permitida a entrada sem exigência de testes ou quarentena somente para quem tomou todas as doses das vacinas e completou o ciclo da imunização. Uma vez com a vacinação completada, o passageiro pode entrar em território suíço no mesmo dia, a partir de sábado.

As autoridades suíças ainda avaliam um protocolo para validar os certificados de vacinação, isso porque em alguns casos os nomes anotados nos cartões divergem da nomenclatura padrão adotada no país europeu — por exemplo, Oxford para falar da vacina AstraZeneca, ou CoronaVac no lugar de Sinovac. No entanto, informou uma porta-voz ao G1, não deve alterar os planos de abertura.

Outra flexibilização é a permissão de entrada de pessoas que tiveram Covid-19 e se recuperaram. Porém, elas terão de apresentar teste positivo para a doença datado de, no mínimo, 11 dias antes da chegada à Suíça. Esse teste terá de ser aprovado pela Anvisa e com validade de até seis meses.

Para as demais pessoas — que não contraíram coronavírus nem se vacinaram — ainda será preciso fazer quarentena de 10 dias ao chegar na Suíça e apresentar teste PCR negativo.

Essas medidas valem para viajantes do Brasil e de outros países com variantes de preocupação do SARS-CoV-2: Reino Unido, Índia, Canadá, África do Sul e Nepal. Para moradores do resto do mundo, só há necessidade de teste negativo para quem chegar ao país de avião e não tiver recebido a vacina

Atualização

Escritório Federal de Saúde Pública da Suíça (Bundesamt für Gesundheit BAG) atualizou nesta sexta-feira (25) as regras de ingresso no país a partir do próximo sábado (26). De acordo com a nova publicação do órgão, pessoas curadas da Covid-19, não vacinados ou ainda as que não foram contaminadas pelo vírus precisarão aguardar um pouco mais.

Anteriormente a Suíça havia decidido permitir o ingresso destas pessoas desde que façam um teste antes do embarque e, ao chegar no país, cumpram uma quarentena. Entretanto, o BAG suspendeu essa possibilidade e está analisando novas regras para esse grupo de pessoas. Por enquanto, apenas está autorizado o ingresso na Suíça de pessoas com o ciclo completo de imunização, com as duas doses completas ou com a de dose única.

Com informações do G1

Morar na Europa

Europa's lover.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba + de Suíça

Publicidade

Facebook

Trending

Publicidade Twitter Ad

Ter uma conta na Europa

Publicidade
To Top