Connect with us

6 costumes diferentes dos europeus que você vai estranhar

Europa

6 costumes diferentes dos europeus que você vai estranhar

Foto: Nicolas Lafargue

6 costumes diferentes dos europeus que você vai estranhar

Se tem uma coisa que qualquer imigrante estranha logo de primeira ao desembarcar na Europa são os costumes pra lá de diferentes que os europeus possuem. A forma de se comportar em um ambiente privado ou público, os hábitos alimentares e, principalmente, como socialmente eles se relacionam. Hoje elencamos 6 costumes diferentes dos europeus para você não chegar na Europa estranhando.

Costumes diferentes dos europeus

1. Como se cumprimentam

Te asseguramos que o hábito de se cumprimentar você notará sem muita dificuldade na França, Itália e Suíça. Sempre ao se encontrarem, tanto homens, quanto mulheres, se cumprimentam com beijos no rosto. E não é apenas um, mas podem chegar até três beijos.

Sim, essa galera é muito calorosa e se você não tem esse hábito de cumprimentar dessa forma pode, além de estranhar, se sentir desconfortável, mas para eles isso é muito natural. Mas calma, essa forma de se cumprimentar não acontece com qualquer pessoa, apenas com quem eles possuem intimidade. Em ocasiões onde não existe esse grau o primeiro contato será com apertos de mãos.

Leia também

A grande dificuldade de mudar de país
Morar na Europa: se planejando para realizar esse sonho

2. Falar — bem — alto

Essa pode provavelmente ser a mais desconcertantes dos costumes que você presenciará. Na Itália, por exemplo, será normal você ver pessoas conversando na rua de uma forma tão alta, com tanta gesticulação de mãos, palavrões, que pode sugerir estar acontecendo uma discussão. Mas calma, eles estão apenas conversando!

E isso não se restringe ao ambiente social, mas também ao telefone a cena se repete e, as vezes, até com maior intensidade. Quando presenciar essa cena não estranhe, mas sinta-se bem vindo a Europa.

3. Onde jogar o papel higiênico

Dos costumes diferentes dos europeus esse será o mais esquisito, mas possivelmente o mais coerente. Ao entrar em um banheiro, seja ele residencial ou público, onde você deverá jogar o papel higiênico utilizado? No vaso, claro!

Nenhum europeu tem aquele cestinho dentro do banheiro para descartar esse material de higienização. Tudo isso é depositado do vaso sanitário e você dará descarga. Não se preocupe com a possibilidade de entupir o encanamento, pois toda a rede de esgoto de casas, apartamentos e espaço público foi pensado para isso.

E claro, se ainda assim você encontrar o cestinho no banheiro não jogue o lixo lá, pois o cesto é utilizado para descartar outros tipos de material e o papel higiênico não é ele. Pode jogar no vaso sem culpa ou desculpa.

4. O povo fuma muito

Acredito que não há nenhum país europeu onde as pessoas fumem pouco. Em todo lugar você encontrará gente fumando e sem preocupação alguma com quem está ao redor. No top 5 dos costumes diferentes, talvez esse seja o mais irrite um estrangeiro como o brasileiro que convive uma cultura de fumo bem menor.

E o mais estranho desse hábito é que você de jovens — bem jovens mesmo — até idosos fumando. Mesmo com o preço do cigarro sendo bem salgado isso não parece ser um impedimento para eles.

5. Não bloqueie a escada rolante

Esse é um costume diferente, mas bem lógico. Visualize a cena: a escada rolante em funcionamento e um grupo de cinco jovens nela conversando, alguns dividindo até o mesmo degrau. Cena normal no Brasil, certo? Mas não na Europa.

Assim como no trânsito nas escadas rolantes os europeus fazem ultrapassagem pela esquerda. Não é maluquice! A pessoa que está sem pressa se posiciona do lado direito da escada, deixando livre o lado esquerdo para quem tem pressa e precisa subir com mais agilidade. Em alguns centros comerciais e aeroportos é possível ver a marcação com essa orientação no chão da escada rolante, logo na entrada.

Uma dica: não desrespeite esse hábito ou então verá realmente um europeu esbravejar contigo.

6. Sem pão, mas com café

Essa não é uma regra, mas também não é uma exceção. O café da manhã de um europeu não se assemelha ao de um brasileiro e muito menos ao de um americano. Não conte muito que encontrará um pão francês (até porque não existe na Europa) e muito menos diversos frios.

É bem comum a refeição matinal de um francês, italiano e suíço, por exemplo, ser um café preto (com ou sem leite) ou cappuccino. De acompanhamento um tradicional croissant com uma bela geleia. Mas isso pode variar? Sem dúvidas! Mas é certo que não encontrará bacon, ovos ou cereais matinais na mesa da manhã.

E aí, achou os costumes muito diferentes? Qual foi o que mais te impressionou? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Morar na Europa

Europa's lover.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba + de Europa

Publicidade

Facebook

Trending

Publicidade Twitter Ad

Ter uma conta na Europa

Publicidade
To Top