Connect with us

Portugal libera entrada de viajantes do Brasil

portugal lisboa capital de portugal

Portugal

Portugal libera entrada de viajantes do Brasil

Foto: Alex Paganelli

Portugal libera entrada de viajantes do Brasil

Depois de um ano e meio, o governo de Portugal reabriu a possibilidade de viagens entre o país e o Brasil nesta quarta-feira (1º).

Receba as nossas dicas em seu celular, clique para acessar o canal MORAR NA EUROPA no Telegram e nosso perfil no Twitter.

Depois de um ano e meio, o governo de Portugal reabriu a possibilidade de viagens entre o país e o Brasil nesta quarta-feira (1º)Depois de um ano e meio, o governo de Portugal reabriu a possibilidade de viagens entre o país e o Brasil nesta quarta-feira (1º), com uma medida divulgada na publicação oficial portuguesa, o Diário da República. O parágrafo do texto libera viagens não essenciais do Brasil e dos Estados Unidos.


Leia também

Morar em Lisboa: qual é o custo de vida da capital de Portugal em 2021
21 países europeus que brasileiros podem viajar em 2021


Os turistas brasileiros foram vetados em um grande número de países por causa da alta incidência de Covid-19. No entanto, nos últimos meses, os outros países têm liberado a entrada de viajantes que partem do Brasil.

Até esta quarta-feira, 1 de setembro de 2021, os cidadãos brasileiros não podiam entrar como turistas em Portugal, mas apenas se a viagem fosse considerada essencial (por exemplo, por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias).

O documento tem validade até 16 de setembro, “podendo ser revisto em qualquer altura, em função da evolução da situação epidemiológica”, e revoga a decisão anterior do governo, que havia prorrogado a proibição de viagens não essenciais a partir do Brasil até o fim de setembro.

Nos últimos meses, quem viajava do Brasil para Portugal –e não tinha o passe sanitário europeu válido– estava sujeito a um confinamento obrigatório de 14 dias após a chegada ao país.

Pelas regras atualmente em vigor, quem viaja do Brasil para Portugal precisa apresentar um teste negativo para a Covid-19 antes do embarque. Os governos dos dois países estão trabalhando em um acordo para o reconhecimento de vacinas.

Sem um acordo em vigor, os brasileiros têm dificuldade para obter o chamado certificado digital europeu, também conhecido como passe sanitário ou passaporte Covid.

Como outros países, Portugal aderiu ao documento eletrônico que atesta uma das três opções: imunização completa contra a Covid-19, recuperação da doença há menos de 6 meses ou teste laboratorial recente com resultado negativo para o vírus.

O certificado digital é cada vez mais usado como requisito para acesso a estabelecimentos e serviços, como o espaço interior de restaurantes e participação em aulas em academias de ginástica.

Mesmo sem o acordo bilateral, é possível que pessoas vacinadas no Brasil tenham acesso ao certificado digital de Portugal. O caminho, no entanto, é burocrático.

Portugal só aceita, para a obtenção do documento, vacinas que tenham sido aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento: Pfizer, Moderna, Janssen e AstraZeneca. A Coronavac, amplamente utilizada no Brasil e já aprovada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), está fora da lista.

Mesmo para os vacinados no Brasil com os imunizantes aprovados ainda há um percurso burocrático a percorrer, já que é preciso pedir a validação junto às autoridades de saúde portuguesas. Até o momento, somente quem possui um número de utente —identificação de inscrição no SNS, o Serviço Nacional de Saúde— pode pedir o certificado. A exigência significa que, na prática, a emissão do documento fica praticamente restrita a portugueses ou a cidadãos de outros países da UE e residentes legais no país.

Com informações do G1.com e Folha de S.Paulo

Morar na Europa

Europa's lover.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba + de Portugal

Publicidade

Facebook

Trending

Publicidade Twitter Ad

Ter uma conta na Europa

Publicidade
To Top