Connect with us

Alitalia: como é voar para a Europa pela companhia

Europa

Alitalia: como é voar para a Europa pela companhia

Foto: Miguel Ángel Sanz

Alitalia: como é voar para a Europa pela companhia

A Europa é o seu próximo destino e está pensando em voar pela companhia Alitalia? Então você está no post certo! Preparamos esse review da viagem que realizamos pela empresa em janeiro de 2020, do Aeroporto Leonardo da Vinci di Fiumicino, em Roma, para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Leia também

Como é viajar pela Europa na low cost EasyJet

O que é a Alitalia?

A Alitalia é a maior companhia aérea da Itália com 73 anos em operação. A empresa possui 122 aeronaves que operam para 102 destinos dentro do país e também internacionalmente.

Para o Brasil, a Alitalia opera voos diários e diretos para Roma saindo dos dois maiores aeroportos internacionais do Brasil, o terminal de Guarulhos, em São Paulo, e o Galeão, no Rio de Janeiro.

Frota aérea da Alitalia

Como dissemos anteriormente, a frota da companhia aérea é composta de 122 aeronaves. Para o Brasil, a Alitalia utiliza dois modelos de aviões, que são eles o Airbus A330-200 e Boeing 777-200ER.

Airbus A330-200: essa é uma aeronave francesa, robusta e que tem a capacidade de levar 335 passageiros por viagem. Os acentos estão dispostos na configuração 2x4x2 e possuem tela de entretenimento.

Boeing 777-200ER: a aeronave tem origem americana e é um pouco menor que o Airbus A330-200 que a companhia também utiliza para operar nos voos regulares para o Brasil. A capacidade máxima do avião é de 301 passageiros. Seus acentos tem a configuração 3x4x3 e também possuem tela de entretenimento.

A experiência de voar pela Alitalia

Voar pela Alitalia foi no mínimo uma experiência curiosa. Essa é uma companhia que está em recuperação judicial há alguns anos e, para salvar o símbolo da viação aeroportuária italiana, o governo da Itália tem trabalhado para tentar salvá-la.

Ao entrar na aeronave, sob os acentos, encontramos um kit de viagem com uma manta fininha e um travesseiro que se encaixava no pescoço. Os acentos também possuem um acolchoado que, inclusive, tem algumas praticidades que é bem bacana na hora de descansar no voo.

A tela de entretenimento do acento que marcamos não é das melhores. Na realidade, isso não é exclusivo dos nossos acentos, mas de todos. O touchscreen é bem ruim e você precisa encostar o dedo com força para conseguir interagir. Para ter uma experiência melhor, utiliza o controle que fica disponível no braço da poltrona. Foi uma ajuda e tanto!

Ainda no kit de entretenimento, havia uma entrada de USB para carregar o telefone celular, mas infelizmente a da minha poltrona não funcionava. Por conta disso, tive que utilizar a tomada universal que fica localizada nos pés da poltrona. Foi a salvação!

Logo depois de entrar no avião, quando já havíamos decolado, recebi um fone de ouvido para utilizar no entretenimento. No catálogo da interatividade disponível na tela touchscreen haviam filmes (nada muito atual e nada em português), séries (também nada muito atual e também nada em português), músicas e sinal da CNN Internacional e da BBC News. Também haviam jogos, informações do voo e a câmera externa do avião.

Ao longo do voo fizemos duas refeições: o jantar e o café da manhã. Como saímos às 18h20 de Roma, logo após a decolagem o serviço de bordo começou e o cardápio disponível era lasanha ou uma carne ensopada acompanhadas de frios, vegetais e pão. Para beber havia disponível suco, água, vinho ou cerveja. A sobremesa foi um bolo normal, sem nada demais. Durante o voo a equipe de bordo passou novamente oferecendo bebidas e elas ficaram disponíveis no interior do avião durante todo o voo.

Detalhe importante sobre a equipe de comissários de bordo: a equipe era composta toda por italianos, que falavam italiano ou inglês, entretanto um ponto positivo é que eles se esforçavam para entender o português das pessoas que não falavam nenhum das duas línguas. Boa, Alitalia!

A voo foi bem tranquilo e com duração de 11 horas. Ao se aproximar do Brasil, pouco depois das 5 horas (horário de Brasília), foi iniciado o serviço de bordo com o café da manhã. Foi servido café, chá, água, suco como opção para beber. Para comer havia presunto, queijo provolone e azeitona como frios; pão doce, manteiga, geleira, iogurte e um cinnamon rols, que por sinal era bem gostoso.

Informação importante: a Alitalia também permite que clientes escolham e reservem suas refeições especiais, como alimentos para dietas religiosas, dietas médicas ou pratos especiais para crianças. Faça isso previamente!

No geral, apesar de não ser a melhor companhia para você voar para a Europa, a Alitalia manteve um nível interessante no seu padrão de serviços. Uma nota? 7!

Programa de milhas da Alitalia

A companhia italiana Alitalia faz parte da aliança SkyTeam e eu programa de milhagem se chama MilleMiglia com mais de 4 milhões de associados. O programa oferece oportunidades para acumular e resgatar milhas em todos os voos da Alitalia e SkyTeam, com um mundo de benefícios e serviços exclusivos. No Brasil a companhia aérea tem parceria com a GOL Linhas Aéreas.

E você já voou pela Alitalia? Qual foi a sua experiência? Compartilhe com o Morar na Europa comentando daqui embaixo!

Morar na Europa

Europa's lover.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba + de Europa

Publicidade

Facebook

Trending

Publicidade Twitter Ad

Ter uma conta na Europa

Publicidade
To Top