Connect with us

Viajar para Portugal: o que é necessário durante a pandemia

Viajar para Portugal durante a pandemia coronavírus covid-19

Portugal

Viajar para Portugal: o que é necessário durante a pandemia

Foto: Marc Najera

Viajar para Portugal: o que é necessário durante a pandemia

Desde 1 de julho o Brasil, oficialmente, recebeu uma restrição sanitária por parte da União Europeia e, por isso, ficou bem mais difícil para o brasileiro entrar na Europa. Não por acaso, um dos destinos mais procurados para viajar é Portugal que, a partir de então, passou a fazer exigências para o ingresso no país de pessoas que estão em solo brasileiro.

Para embarcar para o país lusitano agora há requisito sanitário a ser cumprido e sem ele não será possível partir em direção ao continente europeu.

Por mais que ainda não é possível se mudar para Portugal, uma boa dica é ir se preparando e a gente te conta tudo que você precisa nesse artigo: Como morar em Portugal, guia para mudar em 2020

O que é preciso para viajar para Portugal durante a pandemia?

Antes de tudo é preciso esclarecer que as viagens a turismo para Portugal estão proibidas, então visitar a terrinha por enquanto não é possível. Estão liberados para embarcar rumo ao país lusitano os brasileiros que possuem autorização de residência em Portugal.

Também foram liberados para a viagem pessoas que precisam ir a Portugal por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias. Brasileiros que residem na Europa ou que tenham nacionalidade europeia também estão autorizados a embarcar.

Certo de quem pode viajar para Portugal durante essa restrição sanitária, há exigência para essas pessoas que realizarão o embarque. No dia da partida elas precisam apresentar de exame negativo PCR para Covid-19 feito no máximo 72 horas antes do horário do voo do Brasil para Portugal sob o risco de não ser realizado o embarque caso não possua o teste.

Quais são os testes de coronavírus aceito?

Os testes aceitos para a entrada de brasileiros em Portugal será o PCR, seja ele o rápido ou demorado, feito pela coleta do material por zaragatoa da nasofaringe.

Onde estão sendo feitos os embarques para Portugal?

Por conta da queda no fluxo de passageiros durante esse período, a TAP, maior companhia portuguesa em operação no Brasil, limitou suas operações ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o RioGaleão, no Rio de Janeiro.

Até quando vale as restrições do voo?

A decisão de impor essas restrições sanitárias é reavaliada de 15 em 15 dias. A União Europeia e os países que a compõe leva em conta o aumento de número de novos casos de coronavírus no Brasil para reavaliar as medidas adotadas até então e se elas serão renovadas ou deixarão de valer.

É possível embarcar sem o exame?

Não é possível, mas se por uma eventual descuido da companhia aérea isso ocorrer as autoridades portuguesas tomarão as seguintes providências:

  • O passageiro realizará um teste ainda no aeroporto e deverá pagar pelo seu custo;
  • Caso se negue a fazer o exame, será enviado de volta ao Brasil e a companhia aérea será responsável por esse retorno;
  • A companhia aérea deverá pagar uma multa, que pode variar de 500 a 2 mil euros por cada passageiro sem o teste negativo;
  • A Agência Nacional de Aviação de Portugal (ANA) também terá que pagar uma multa de 3 mil euros por passageiros que embarcaram sem o teste negativo.

Morar na Europa

Europa's lover.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba + de Portugal

Publicidade

Facebook

Trending

Publicidade Twitter Ad

Ter uma conta na Europa

Publicidade
To Top