Receba as nossas dicas em seu celular, clique para acessar o canal MORAR NA EUROPA no Telegram e nosso perfil no Twitter.
Lisboa está retomando a vida no pós-pandemia com a tentativa de ampliar um lifestyle: fazer a população utilizar mais bicicletas. A capital de Portugal, que recebeu o título de Capital verde europeia em 2020, está construindo 16 novas ciclovias na cidade e criou um programa para incentivar o uso do meio de transporte com o subsídio de até 500€ para que optar em se deslocar utilizando um bike.
O programa desenvolvido pela Câmara Municipal (o equivalente à Prefeitura) contemplará os moradores ou quem trabalha em Lisboa que comprar um bicicleta nas lojas credenciadas pelo programa com o reembolso de parte do valor da bicicleta. Para quem quer uma bicicleta convencional a contrapartida da cidade será de 150€ (R$ 980,00), para as bicicletas elétricas receberão um incentivo de 350€ (Ou R$ 2.288) e para os modelos de carga o maior dos reembolso de 500€ (R$ 3.270).
Leia também
Morar em Lisboa: qual é o custo de vida da capital de Portugal
Capital de Portugal: conhecendo mais sobre Lisboa
O incentivo da Câmara Municipal de Lisboa tem um orçamento total de três milhões de euros, o que pode injetar até 20 mil novas bicicletas convencionais no dia a dia da cidade. E quem quer se utilizar desse meio de transporte, a promessa é que os atuais 105 quilômetros de ciclovias ganharão até 2021 outros 95km de malha viária voltada para essa modalidade de transporte.
Aumento na procura de bicicletas
Antes mesmo o governo de Lisboa divulgar o incentivo para compra de bicicletas, os portugueses já estavam adotando a bike como o meio de transporte durante a pandemia. Entre maio e junho a procura por bicicletas cresceu 500% e chegou a esgotar o estoque das magrelas em Portugal, é o que revelou um levantamento da plataforma de comércio online KuantoKusta.
O modelo de bicicleta mais procurado foi o BTT, que são consideradas mais versáteis e adaptadas à rodagem em todo o tipo de pisos. O perfil dos maiores compradores foi clientes do sexo masculino, da faixa etária entre os 25 e 44 anos.