Connect with us

Usando a TransferWise para enviar dinheiro ao exterior

Transferwise Euro Dólar Franco suíço enviar dinheiro exterior remessa online transferir dinheiro

Câmbio de moedas

Usando a TransferWise para enviar dinheiro ao exterior

Foto: Omid Armin

Usando a TransferWise para enviar dinheiro ao exterior

Foi-se o tempo em que brasileiros que vivem no exterior tinham dificuldade burocrática para enviar dinheiro do exterior para o Brasil. Além disso, também bastante custoso. O tempo passou e as ferramentas tecnológicas proporcionaram uma independência, agilidade e um custo operacional bem mais em conta.

Mas como faço para enviar dinheiro do exterior para o Brasil?

Assim como falamos acima, a tecnologia e a internet facilitaram bastante esse processo e hoje a principal atenção que você precisa ter para realizar o procedimento de enviar dinheiro para o Brasil ou o caminho de volta é com as tarifas e taxas que são cobradas e, claro, o câmbio praticado.
Há vários operadores e serviços que podem te ajudar nesse procedimento e hoje vamos avaliar a TransferWise.

Quem é a TransferWise

Essa é uma plataforma 100% online que possibilita você estar na Europa e conseguir enviar dinheiro para o Brasil. Com sua sede no Reino Unido, o qual conta com a chancela de funcionamento pelo Financial Conduct Authority (FCA), a TransferWise você tem a capacidade de enviar o dinheiro na sua moeda local e converter em Real para a sua conta corrente ou poupança.

Leia também

Como abrir uma conta corrente em um banco na Europa
Salário mínimo em Portugal, quanto se ganha?

As facilidades propostas pela TransferWise

Desde quando foi criada em 2011, a ferramenta tem o foco de permitir enviar recursos ao exterior com taxas mais baixas do que o mercado praticava. Segundo dados da própria empresa, mensalmente são enviados um volume financeiro de 5 BILHÕES EUROS pelos usuários via TransferWise.

E se ela é uma ferramenta on-line, quer dizer que você não precisará sair de casa para realizar a operação. O que é preciso são apenas alguns minutos para que você possa criar a sua conta na plataforma, que você pode fazer clicando aqui.

Em seguida, você pode realizar a operação de envio do recurso. Se você está na Europa, está disponível fazer um TED com o valor que você quer enviar e indicar qual a conta no Brasil que receberá o dinheiro. Et voilà! Se você está no Brasil e quer enviar a remessa ao exterior há ainda uma outra possibilidade de depositar esse recurso na plataforma, que é por meio de boleto bancário.

Todo o processo de transferência pode ser acompanhado pelo site ou app da TransferWise. Quer mais comodidade? Eles ainda te avisam quando esse recurso chegar ao seu destino.

Quais moedas são aceitas pela TransferWise

Há uma gama variada de moedas, que são elas:

  • AUD — Dólar australiano dentro da Austrália.
  • BGN — Lev búlgaro dentro da Bulgária.
  • BRL — Real brasileiro dentro do Brasil – A TransferWise só pode enviar e receber pagamentos de contas pessoais no Brasil. No momento, não é possível processar transferências comerciais de ou para BRL.
  • CAD — Dólar canadense dentro do Canadá.
  • CHF — Franco Suíço dentro da Suíça e Liechtenstein.
  • CZK — Coroa checa dentro da República Checa.
  • DKK — Coroa dinamarquesa dentro da Dinamarca.
  • EUR —É possível enviar euros para contas bancárias compatíveis com a SEPA dentro da zona SEPA, e para contas bancárias que operam em EUR com um IBAN fora da zona SEPA. Também pode receber euros via SWIFT fora da zona SEPA.
  • GBP — É possível também enviar GBP para contas bancárias que operam em GBP com um IBAN.
  • HKD — Dólar de Hong dentro de Hong Kong.
  • HRK — Luna croata dentro da Croácia.
  • HUF — Florim húngaro dentro da Hungria.
  • JPY — Iene japonês dentro do Japão.
  • MYR — Ringgit da Malásia dentro da Malásia.
  • NOK —Coroa norueguesa dentro da Noruega.
  • NZD — Dólar da Nova Zelândia dentro da Nova Zelândia.
  • PLN — Zloty polonês dentro da Polônia.
  • RON — Leu romeno dentro da Romênia.
  • TRY — Lira turca Localmente dentro da Turquia e Chipre do Norte (desde que o IBAN comece com TR) e internacionalmente via SWIFT.
  • SEK — Coroa sueca dentro da Suécia.
  • SGD — Dólar de Singapura dentro de Singapura.
  • USD — Você consegue receber USD via débito em conta ACH, transferência wire local, e pagamentos internacionais via SWIFT payment.

Transferindo dinheiro pela TransferWise

Vamos as dúvidas mais frequentes de como realizar o procedimento na TransferWise!

Quanto tempo leva para realizar a transferência?

Como toda transferência de valores, a TransferWise também possui uma latência entre enviar e receber o recurso e isso pode variar entre países. Segundo a ferramenta, a conversão do seu dinheiro pode levar até 2 dias úteis, mas é muito raro que leve tudo isso. A rapidez da sua transferência depende do quão rápido o banco do seu beneficiário processará o seu dinheiro, assim como os métodos de pagamento disponíveis no país do qual você está enviando.

O que mais influência nesse prazo? Segundo a TransferWise a forma de pagamento também é determinante nessas horas, pois alguns métodos de pagamento são mais rápidos que outros. Por exemplo, pagamentos com cartão normalmente são instantâneos, enquanto transferências bancárias levam mais tempo. O boleto bancário é outra forma que pode levar até alguns dias para a compensação.

O serviço alerta ainda para outros dois fatores: o horário em que é feita a transferência e as verificações de segurança. No primeiro fator, se for feito no horário de funcionamento bancário o recurso estará disponível mais rapidamente para a transferência. Fora desse horário ele só ficará disponível no próximo dia útil. O segundo fator, para a sua segurança, pode ser necessário a verificação da sua identidade, endereço e a fonte de rendimento, quando você fizer uma transferência.

É confiável e seguro usar o TransferWise?

Por falar em segurança, essa sem dúvidas é a pergunta que você se fez antes mesmo de iniciar esse artigo, pois em se tratando de dinheiro todo cuidado é pouco. Bem, é sim confiável e seguro enviar recursos pela TransferWise. Essa é uma empresa séria e hoje de destaque internacionalmente pela sua excelência.

O câmbio utilizado pela TransferWise

Todo cuidado com o seu suado dinheirinho é pouco e em se tratando de te dar uma boa dica de como poupar ele, precisamos olhar os custos operacionais que estão envoltos ao realizar uma transação pela TransferWise. E o câmbio utilizado é algo que merece toda a sua atenção!

Ao acessar a plataforma, antes mesmo até de realizar o seu cadastro, é possível realizar uma simulação do recurso que você quer enviar, qual é o câmbio garantido pela TransferWise, as taxas que serão pagas e quanto chegará para a pessoa. Veja só essa simulação!

Transferwise

Uma observação importante! O câmbio garantido pela TransferWise é o comercial e não no câmbio de turismo, como ocorre nas casas de câmbio e em bancos.

Quais são as taxas que pago ao usar o TransferWise?

Como você viu na simulação acima a plataforma cobra uma taxa pela transferência. Essa é a forma como a TransferWase se mantém operacionalmente.

Bem, em relação as casas de câmbio e bancos, a taxa cobrada pela plataforma para a transferência do valor é bem pequena. Segundo a instituição, se for comparado o valor cobrado pela TransferWise com os tradicionais comercializadores de câmbio, a economia será até oito vezes menor.

Vale a pena lembrar que dentro do valor pago pela transferência está incluído o Imposto sobre Operações Finenceiras (IOF) e, assim como a taxa, ele pode ser alterado conforme o montante enviado.

Limites para utilizar o TransferWise

Esse é um aspecto bastante importante a ser considerado ao fazer uma transferência. Os limites praticados pela plataforma TransferWise não são os maiores disponíveis por aí. Há outras empresas que oferecem um limite maior, mas a plataforma costuma atender tranquilamente quem precisa enviar dinheiro para outros países.

E para isso existem três formas para você realizar essas remessas, que são elas:

  1. Por transferência bancária (TED)
  2. Por boleto bancário (válido apenas no Brasil)
  3. Por pagamento com cartão de crédito

Gostou da dica? Comente aí como você tem comprado câmbio e o quanto vai economizar com essa boa dica!

Morar na Europa

Europa's lover.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba + de Câmbio de moedas

Publicidade

Facebook

Trending

Publicidade Twitter Ad

Ter uma conta na Europa

Publicidade
To Top