Connect with us

Morar no Reino Unido: como será para brasileiros com o Brexit

Morar no Reino Unido Morar em Londres Brexit

Reino Unido

Morar no Reino Unido: como será para brasileiros com o Brexit

Foto: Aron Van de Pol

Morar no Reino Unido: como será para brasileiros com o Brexit

No dia 31 de janeiro de 2020 o Reino Unido oficializou a sua saída da União Europeia após um sofrido processo para achar um caminho para deixar o bloco econômico. Uma das grandes perguntas que surgem é: como será para os brasileiros morar no Reino Unido com as mudanças das políticas migratórias do Brexit? Nesse artigo vamos tentar responder isso.

Leia também

Morar em Londres: qual é o custo de vida?
As 9 cidades mais baratas para morar na Europa

Como morar no Reino Unido após o Brexit?

Apesar nas mudanças que o Brexit imporá sobre o relacionamento com as outras nações, ainda assim será possível imigrar para o Reino Unido. Mas tenha atenção, pois haverá regras para pessoas que tenham ou não cidadania europeia. Para quem deseja viver em um dos países que compõe o Reino Unido será preciso solicitar o visto EU Settlement Scheme para morar legalmente.

Essa exigência do visto para europeus será necessária a partir de 30 de junho de 2021, quando oficialmente se cessará o período de transição do Brexit. Já para estrangeiros sem cidadania europeia não será preciso tanta preocupação, uma vez que as regras continuam as mesmas. Ainda é preciso solicitar o visto de residência no Brasil para poder morar, trabalhar ou estudar no Reino Unido.

O que um cidadão europeu precisa para morar no Reino Unido?

O cidadão europeu precisa, obrigatoriamente, solicitar o visto EU Settlement Scheme. Esse é um visto novo que foi criado especialmente para regularizar os cidadãos dos países membros do bloco econômico europeu e do Espaço Econômico Europeu e da Suíça, que desejam morar ou continuar a morar no Reino Unido.

Para solicitar o visto é necessário apenas acessar o sistema eletrônico desenvolvido para isso (clique aqui) ou então se dirigir a um dos postos de atendimentos indicados no mesmo site. A solicitação já pode ser feita, mas seguirá até o dia 30 de junho de 2021 para quem já vive no país se regularizar com a saída do Reino Unido da União Europeia.

Estão disponíveis duas categorias de vistos:

  • Settled: para quem já vive no Reino Unido, Ilha de Man ou nas Ilhas do Canal, por um período mínimo de cinco anos. Tem direito a permanecer no país sem restrição de tempo e solicitar o passaporte britânico;
  • Pre-Settled: destinado para pessoas que não completaram os 5 anos de moradia da categoria anterior e chegaram no Reino Unido antes do dia 31/12/2020. Permite a permanência no país por cinco anos até serem classificadas na categoria “Settled”.

Dessa forma, solicitando um dos vistos, poderão regularizar sua situação e evitar problemas de deportação, por exemplo.

O que um brasileiro sem cidadania europeia precisa para morar no Reino Unido?

Viver no Reino Unido exige alguns documentos que vão além do visto para a residência em um dos países que fazem parte do reino. Além do visto solicitado na Embaixada do Reino Unido no Brasil, também é necessário comprovar renda suficiente para se manter no país.

Os brasileiros que já vivem no país, mas que não possuem cidadania europeia não precisam solicitar um novo visto de residência. É permitido que possam morar no Reino Unido legalmente até o prazo estipulado no visto.

Quais os visto mais solicitados para viver no Reino Unido?

  • Estudo
  • Trabalho
  • Casamento
  • Tratamento médico
  • Turismo (estadia superior a 90 dias)

Como comprovar a renda para viver no Reino Unido?

Uma das exigências do Reino Unido para morar é que a pessoa que está pleiteando o visto comprove que possui condições para se sustentar no país durante a sua estadia. Isso pode ser feito a partir de um comprovante de que possui uma renda de pelo menos 945 £.

Morar na Europa

Europa's lover.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba + de Reino Unido

Publicidade

Facebook

Trending

Publicidade Twitter Ad

Ter uma conta na Europa

Publicidade
To Top