Fazer um intercâmbio em uma das universidades da Europa: qual estudante brasileiro não sonhou com uma grande oportunidade como essa? O continente europeu reúne algumas das mais famosas universidades do mundo, destacando-se entre elas Cambridge e Oxford, por exemplo.
Esse é o seu sonho, morar no velho continente e estudar em uma das universidades da Europa? Então conheça as 10 universidade mais bem conceituadas na Europa para você estudar, segundo o Academic Ranking of World Universities (ARWU).
Leia também
4 países em que brasileiro pode trabalhar na Europa
Visto de turismo para brasileiro morar na Alemanha
Universidades da Europa
Reino Unido
Na terra da rainha da Inglaterra destacam-se cinco universidades, sendo que duas quando você pensa em educação europeia de nível superior elas saltam a mente, que são: Cambridge e Oxford. Mas também existe College London, Manchester e a Imperial College London.
Todas elas em solo inglês expõe o que de melhor existe na graduação, competindo em qualidade, inclusive, com as universidades americanas de Harvard, Yale e Stanford.
Suíça
Assim como a educação inglesa é muito famosa em todo o mundo, a Suíça também é conhecida pela sua excelência, dos primeiros anos até o ensino superior. No ranking traçado pela Academic Ranking of World Universities destaca-se a Swiss Federal Institute of Technology Zurich.
Localizada na cidade de Zurique, na capital financeira da Suíça, essa universidade se destaca por ter alunos premiados e reconhecidos internacionalmente, como o físico Albert Einstein, que estudou na instituição e também foi professor de física teórica. Segundo historiadores, a conhecida teoria da relatividade foi desenvolvida por Einstein durante o seu período na universidade.
França
Outro país que se destaca quando assunto é educação é a França. Quem nunca ouviu referências a educação francesa como elogio a uma pessoa? Pois então, no país se destaca a Pierre and Marie Curie University, ou então Paris 6 como também é conhecida, entre as universidades da Europa
Desde 2018 a Paris 6 passou a integrar uma outra famosa universidade francesa, a Sorbonne Université.
Dinamarca
A University of Copenhagen é outra instituição europeia que se destaca no ranking da ARWU sobre excelência em educação superior na Europa. Fundada em 1479, a Universidade de Copenhagen possui mais de 33.500 estudantes, sendo que a maior parte dos estudantes são do sexo feminino (57%). A maioria dos cursos são ministrados em dinamarquês; todavia, mais e mais cursos têm sido oferecidos em inglês e alguns em alemão.
Suécia
Karolinska Institutet é uma universidade pública sueca que fica localizada na cidade de Estocolmo e uma das dez maiores pelo levantamento do Academic Ranking of World Universities. Também é uma das maiores universidade de medicina da Europa, além de um dos maiores centros de treinamento e pesquisa da Suécia na área da medicina, responsável por 30% do treinamento médico e 40% da pesquisa médica acadêmica do país.
Entre os alunos mais notáveis há diversos que foram premiados com o prêmio Nobel de fisiologia ou medicina.
Países Baixos
Criada em 26 de março de 1636, a Utrecht University é uma das mais antigas e a melhor entre as universidades neerlandesas. Em 2014, apareceu no Academic Ranking of World Universities como a 16ª melhor da Europa e a 57ª melhor do mundo.
Os cursos que trazem maior destaque para a universidade são os de física, química e medicina, onde os seus ex-alunos foram premiados com o Nobel nas respectivas áreas.