Decidir mudar e ir morar na Europa não é uma decisão rápida e fácil de ser realizada. É preciso, acima de tudo, planejamento! Estamos falando de uma nova realidade cultura, financeira, habitacional, gastronômica, dentre outros fatores. Não tem como imigrar da noite para o dia e achar que tudo vai dar certo, o que melhor a ser feito é planejar, planejar e planejar!
E posso te garantir, apesar de planejar, não será nada fácil!
Há vários fatores que nos levam a pensar na possibilidade de reconstruir a vida em um outro país, seja por uma conquista de qualidade de vida, financeira, realização profissional, dentre outros. Mas é errado focar em apenas arrumar as malas e ir morar na Europa.
Antes de começar o seu planejamento, seja extremamente sincero com você ao responder essa pergunta. Você é muito ligado a sua família?
Isso é extremamente importante antes de tudo, pois o sucesso da imigração permeia pelo seu lado sentimental. Há pessoas que não conseguem fica longe do ceio familiar, então quando desembarcam conseguem passar pouco tempo e acabam abandonando o país para retornar ao Brasil.
Vencida essa difícil etapa, vamos então planejar!
Leia também
Morar na Europa: quanto é o salário mínimo na Zona do Euro?
Os cinco melhores países da Europa para trabalhar
1. Escolhendo o país europeu que vou morar
A primeira etapa de morar na Europa vem da escolha do país onde você vai morar. Já pensou nisso?
Temos as nossas preferências pela cultura, gastronomia e turismo do país, mas apesar da sua preferência pessoal é preciso buscar o máximo de informação possível sobre o seu país destino antes de tudo.
Pesquise primeiramente sobre o mercado de trabalho para saber onde tem mais oportunidades, os valores de alimentação nos mercados, aluguel dos imóveis, busque todo tipo de informação que cause impacto no seu bolso.
Por exemplo: na Itália o sul é lindíssimo, mas as oportunidades de trabalho são bem escassas. Então, como um brasileiro vai para um outro país disputar poucas vagas e com residentes locais qualificados. Quais são as reais chances de você ser os escolhidos?
2. Aprenda o idioma antes de ir
Não posso deixar de incluir esse tópico. É muito importante que você antes de ir se dedique a aprender o idioma para que você não caia de paraquedas no meio de uma boiada passado.
Esse é um dos grandes erros cometidos no tão sonhado projeto de morar na Europa e um fator importante que precisa ser levado em consideração. Se você não tem disposição em aprender uma nova língua e o país requer isso de você, volte uma casa e refaça a escolha do local onde você vai viver.
Lembre-se que: há países na Europa que falam inglês, espanhol, italiano, francês, português, alemão, dentre outras línguas.
Se a língua não é um empecilho para você se comunicar com a comunidade local, inicie ainda no Brasil um curso. O Kultivi é um site que possui cursos de idiomas grátis e você pode fazer diretamente da sua casa. Eles possuem curso de inglês, espanhol, francês e italiano. Dá uma olhada lá!
E não se esqueça de procurar um curso ao chegar no país. Há prefeituras e Cáritas que oferecem cursos gratuitamente.
3. Faça o planejamento financeiro da sua nova vida
Isso precisa de bastante atenção! Eu já ouvi relato de pessoas que desembarcaram no país e no dia seguinte conseguiu um emprego, mas também conheço relato de pessoas que levaram meses até conseguir um posto de trabalho.
Planeje e não conte apenas com a sorte!
Coloque nesta conta:
- Moradia
- Alimentação
- Plano de saúde (em alguns países são obrigatórios)
- Transporte
- Despesas com a regularização
- Despesas emergenciais
Nesta conta você precisa aplicar todo conhecimento que você coletou na primeira fase desse planejamento, quando escolheu o país onde irá viver.
4. Tenha todos os documentos em mão
Um erro é planejar ir viver em outro lugar sem que você tenha toda documentação necessária para morar na Europa.
Viver em países europeus exige de você uma cidadania europeia de um país que faça parte da União Europeia ou que esteja localizado na Europa e faça parte do Espaço Schengen.
No site do consulado busque as informações necessárias para a obtenção da cidadania, reúna os documentos de acordo com o exigido e dê entrada no seu processo.
5. Escolha a data que você vai recomeçar e morar na Europa
Todos os fatores anteriores influenciam bastante nessa importante etapa: quando você vai morar na Europa!
Conclua todas as etapas anteriores e planeje para que a viagem aconteça em um prazo de quando você tenha todo o recurso financeiro que você precisará nessa mudança.
Como você pesquisou bastante sobre o país onde irá residir, você já sabe também o período que tem mais emprego por lá, se é no verão ou no inverno, por exemplo. Não esqueça de também levar isso em consideração!
Concluída todas as fases, só podemos te dizer: boa viagem!