Essa é uma dica preciosa! Quando for viajar não esqueça que os plugs de tomadas dos outros países são bem diferentes do Brasil. Não apenas na Europa, mas todo lugar tem uma tomada diferente e sem um adaptador a possibilidade de você ficar sem bateria no telefone celular é muito grande. O que é preciso fazer para não ter esse problema? A gente te conta!
Pode até parecer ser algo “bobo” a se pensar dentre tantos outros afazeres para a viagem, mas é fundamental para que seus eletrônicos não vivam um verdadeiro blackout e acabem estragando a sua viagem. Dentro da União Europeia há dois tipos de padrão de tomada mais presentes dentre os países, que são o tipo C e o tipo F, os dois com dois pinos redondos.
Leia também
Morar na Europa: se planejando para realizar esse sonho
As 9 cidades mais baratas para morar na Europa
Tenha um adaptador de tomada para a Europa
Já sabemos que existem dois padrões mais populares de tomadas europeias, então agora vamos listar quais são os modelos e os países que são adeptos de cada uma. Um adaptador universal pode ser a sua salvação na viagem e já tê-lo por poucos reais aqui no Brasil pode ser bem mais em conta.
Padrão F
Mas vamos lá! Será muito comum achar o padrão F de tomada na Europa, pois são 15 países europeus no total que adotaram esse padrão de plug de energia elétrica. A principal diferença desse tipo para os outros modelos é que as suas duas pontas são presilhas que servem para fazer fio terra.
Os países que utilizam o padrão de tomada F são:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bulgária;
- Croácia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- Grécia;
- Holanda;
- Hungria;
- Islândia;
- Portugal;
- Noruega;
- Rússia;
- Suécia.
Padrão E
Já o padrão de tomada E na Europa é utilizado em apenas cinco países europeus. Esse é um padrão que possui dois pinos redondos e paralelos, com um furo bem pequeno no alto do plug para o terra.
Você encontrará as tomadas E nos seguintes países:
- Bélgica;
- França;
- Polônia;
- República Checa;
- Eslováquia.
Outros padrões
Mas há exceções nos padrões adotados em três famosos países da Europa, que são eles o Reino Unido, Itália e a Suíça. Se algum desses faz parte do seu próximo destino, cada um deles têm um padrão que vamos te explicar abaixo.
Padrão de tomada da Suíça
O padrão utilizado em terras suíças é o padrão do tipo J e é bem parecido com o padrão de tomada brasileiro. Ele possui três pinos redondos, sendo que dois são paralelos e o terceiro, localizando entre esses paralelos, fica um pouco mais acima funcionando e funciona como terra.
Padrão de tomada no Reino Unido
A terra da rainha adota como padrão de tomada o tipo G e esse é considerado um dos padrões de tomadas mais seguros de toda a Europa. A disposição do polo é como um triângulo, onde os pinos são retangulares e possui um fusível.
Padrão de tomada na Itália
Na Itália o padrão de tomada utilizado é o L. A disposição são três pinos iguais em tamanho e linearidade, mas é preciso atenção, pois existem dois modelos, o de 10A e o de16A. É preciso se certificar antes de embarcar para a Itália qual é o modelo ideal para os seus eletrônicos, pois há variação de amperes entre os modelos.
Qual a voltagem na Europa?
Outra preocupação para quem vai viajar para a Europa ou até mesmo morar no continente europeu, é preciso se atentar a voltagem das redes elétricas. A grande maioria dos eletrônicos brasileiros funcionam na voltagem 110v, mas na Europa grande parte dos países trabalham com uma voltagem de 240v. Se não houver esse devido cuidado os seus aparelhos podem simplesmente queimar.
A boa dica é: programe-se de acordo com o padrão de tomada europeia, afinal, não vai querer visitar a torre Eiffel e não poder registrar esse momento por falta de bateria no telefone celular ou até mesmo na câmera, não é?