Connect with us

Como imigrar para a Europa após o coronavírus?

Europa

Como imigrar para a Europa após o coronavírus?

Foto: Nick Karvounis

Como imigrar para a Europa após o coronavírus?

Como imigrar para a Europa após o coronavírus? Essa é uma pergunta que creio que você esteja se fazendo desde quando essa crise começou, afinal, ela pegou de surpresa as pessoas que já estavam com planos para residir em algum país da Europa em 2020. Haverá moradias baratas? E emprego, será possível encontrar com maior facilidade? A grande dica desse momento é: TENHA CALMA!

O momento para todos, inclusive para o Brasil, é esperar. Por quê? Há alguns cenários de possibilidades que apenas se configurarão nos próximos dias e semanas. Hoje os países da Europa encontram-se com fronteiras fechadas, grande parte com restrição de circulação de pessoas, os comércios com portas baixadas e sem dúvidas isso vai gerar reações após a volta a rotina.

Leia também

Verão na Europa: como os países estão se preparando
Os cinco melhores países da Europa para trabalhar

Entenda que imigrar para a Europa necessita de planejamento e planos também precisam ser ajustados ao longo do caminho. Digo isso porque o cenário na Itália, França e Espanha, por exemplo, não é dos melhores hoje para migração. Há um fluxo de estrangeiros saindo dos países, um fluxo contrário de italianos retornando e tudo isso precisa ser levando em consideração dentro do seu planejamento.

Como imigrar para a Europa

A agência de notícias Sapo, de Portugal, informou na última semana que mais de 10 mil brasileiros deixaram as terras portuguesas em regresso ao Brasil. Isso expressa um pouco a condição que alguns brasileiros encontraram ao tentar mudar de país meses antes ou até mesmo em meio a crise de saúde. Encontrar um emprego hoje nesses países está complicado, pois se existirem vagas em aberto estas serão preenchidas por pessoas com mais experiências, prioritariamente europeias, já regularizadas no país, o que acaba desfavorecendo brasileiros que não se encaixam nessas condições.

Outro ponto importante: obtenção de cidadania. Se você é descendente e tem esse direito, os órgãos públicos estão fechados, realizando apenas serviços essenciais. Sendo assim, todo processo já ingressado está paralisado e os que estão para dar entrada ainda não conseguirão fazer. Claro, apesar deste stop dos governos, não coloque de lado as questões que você mesmo consegue resolver. Os governos e suas respectivas embaixadas disponibilizam em seus sites a listagem dos documentos e procedimentos necessários e o que estiver ao seu alcance para a reuni-los, prossiga e tente cumprir fielmente o seu planejamento pessoal.

Mais uma coisa a ser levado em consideração: NÃO COMPRE CÂMBIO NESTE MOMENTO. É insano pagar R$ 5,75 no preço do Euro, ou R$ 6,50 na Libra. Espere, aguarde. Tudo tem um fim e o mercado vai se acalmar, esses valores se “normalizarão” e aí sim, você pode comprar o câmbio a um valor mais em conta — se assim podemos dizer.

Tudo tem sugerido que esse primeiro semestre de 2020 está perdido em todas as áreas, inclusive para você que quer imigrar para a Europa. Marque julho no seu calendário: esse é o mês onde de fato os governos sinalizam a reabertura de todas as coisas e é aí que todo arranjo de funcionamento dos países estarão configurados e você pode avaliar melhor e definir uma data para o seu sonho de imigrar de país.

Aqui no Morar na Europa também vamos ficar de olho e vamos contando tudo que você precisa saber!

Morar na Europa

Europa's lover.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba + de Europa

Publicidade

Facebook

Trending

Publicidade Twitter Ad

Ter uma conta na Europa

Publicidade
To Top