Receba as nossas dicas em seu celular, clique para acessar o canal MORAR NA EUROPA no Telegram e nosso perfil no Twitter.
A cada semana as companhias aéreas vão analisando os cenários de possibilidade de retomar os voos da Europa para o Brasil. As empresas europeias que suspenderam os trechos durante a pandemia se programam para nos próximos meses restabelecer a conexão entre os aeroportos internacionais brasileiros com os destinos na Europa.
O Morar na Europa fez um levantamento de como está a agenda de programação da malha aérea das companhias de países europeus que operam no Brasil. Acompanhe!
Air Europa
A empresa espanhola está operando voos entre São Paulo e Madri desde a segunda quinzena de julho com a frequência de uma partida por semana, realizada aos sábados. Para setembro a empresa prevê adicionar mais um voo semanal a ser realizado as terças
Em novembro deverão voltar os voos em Salvador, Recife e Fortaleza para serem reintegrados à malha.
Air France
A companhia francesa nunca paralisou as operações desde o início da pandemia, sendo a única companhia aérea internacional a continuar operando a partir do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o RioGaleão (GIG). Em março operava três vezes por semana a conexão entre Paris (CDG) e São Paulo (GRU) e um voo semanal entre Paris (CDG) e o Rio de Janeiro (GIG).
Desde 6 de julho ampliou as operações com a frequência de oito voos semanais, sendo cinco em São Paulo e três no Rio. Para setembro a companhia aérea quer retomar mais uma frequência semanal. Já em outubro serão mais seis, incluindo a retomada de voos em Fortaleza.
Alitalia
A italiana Alitalia é uma das poucas companhias aéreas europeias que operam no Brasil e que ainda não retornaram a operar no Brasil. É certo que a empresa passa por uma reestruturação por conta da crise que vem enfrentando antes mesmo da pandemia, mas a principal companhia da Itália promete retomar as suas operações no início de novembro com três frequências semanais entre Roma e São Paulo.
Segundo a Alitalia, a expectativa é que aos poucos sua capacidade vá aumentando até a retornar com três voos diários entre o Brasil e a Itália, sendo dois partindo de São Paulo e um saindo do Rio de Janeiro. A expectativa é que os voos da Europa para o Rio de Janeiro só sejam retomados a partir de março de 2021.
Azul
A brasileira Azul está operando dois voos semanais de Campinas com destino a Lisboa.
British Airways
Companhia aérea britânica, a British Airways retomou em 2 de agosto os voos que ligam São Paulo ao aeroporto de Londres (Heathrow), inicialmente com três frequências semanais, partindo as segundas, quintas e sábados,
Edelweiss
Subsidiária da Swiss Airlines, a Edelweiss prevê a retomada da sua rota que conecta o Rio de Janeiro a Zurique com a frequência de dois voos semanais.
Iberia
Outra companhia espanhola, a Iberia planeja retomar suas operações que ligam São Paulo a Madri a partir de 3 de setembro. Serão três frequências semanais operadas por um Aibus A330-300.
KLM
Outra empresa aérea que não paralisou seus voos da Europa para o Brasil foi a KLM, que faz parte do mesmo grupo da AirFrance. Desde março há duas operações semanais entre São Paulo e Amsterdã. Em maio a frequência foi ampliada para seis voos semanais, sendo quatro partindo de São Paulo e outros dois do Rio de Janeiro.
A companhia aérea holandesa revisou novamente suas operações em junho e aumentou a frequência de voos, com seis partidas de São Paulo e quatro do Rio de Janeiro. Já em julho, a KLM voltou a operar a mesma quantidade de voos diários entre São Paulo e Amsterdã antes da pandemia.
Latam Brasil
A Latam Brasil vem enfrentando graves problemas financeiros, o que fez a companhia aérea adiar o reinicio das suas operações que conectam destinos brasileiros a Europa. Fizemos um artigo completo explicando quais destinos não serão operados por enquanto pela companhia e quando poderá retomar.
Lufthansa
A alemã Lufthansa foi outra companhia aérea europeia de não deixou de operar durante a pandemia. Inclusive, a empresa aumentou sua frequência de três para cinco voos semanais na rota São Paulo – Frankfurt. Já os voos que conectam o Rio de Janeiro a Frankfurt e o voo direto de São Paulo para Munique estão suspensos e as reservas para esse trecho estão suspensas até 27 de março de 2021.
Norwegian Air
A low cost Norwegian Air, que antes da pandemia opera voos entre o Rio de Janeiro e Londres, suspendeu todos os seus voos de longa distância, por enquanto, até abril de 2021.
Swiss
A Swiss Air retornou a operar o seu voo São Paulo – Zurique desde junho, com a frequência de três voos semanais. A expectativa da companhia suíça é que a partir de 2 de setembro esta frequência de voos da Europa será ampliada para cinco.
TAP
A portuguesa TAP é uma das poucas companhias aéreas que está operando com tanta frequência para destinos no Brasil. A empresa tem voos diários partindo de São Paulo rumo a Lisboa e voos semanais a partir do Rio de Janeiro. A companhia já tem um plano de retomada de voos para outras cidades do Brasil e fizemos um artigo detalhando tudo dessa retomada das operações.