Receba as nossas dicas em seu celular, clique para acessar o canal MORAR NA EUROPA no Telegram e nosso perfil no Twitter.
O primeiro-ministro da França, Jean Castex, anunciou nesta terça-feira (13) a suspensão por tempo indeterminado de todos os voos que tenham como destino ou origem o Brasil. A decisão, afirmou o chefe do governo de Emmanuel Macron, deve-se à crescente de casos e óbitos da Covid-19 no território nacional, hoje epicentro da pandemia no planeta.
O premier ressaltou que viajantes brasileiros já precisavam apresentar um exame PCR negativo para o vírus antes do embarque e no desembarque. Quando chegassem à França, as normas sanitárias obrigavam, ainda, que os passageiros respeitassem uma quarentena de 10 dias. O país europeu estava sendo uma das poucas rotas ainda existente que conectava o Brasil a Europa, sendo muito utilizada desde o ano passado por brasileiros que rumavam ao velho continente.
Leia também sobre França
Portugal mantém suspensão de voos com o Brasil
Morar em Paris: como é viver na capital mais charmosa da Europa
Vários especialistas médicos franceses vinham pedindo há dias que o governo suspendesse todo o tráfego aéreo com o Brasil. Há um temor especial da variante P.1, que hoje toma o território brasileiro, mais contagiosa e possivelmente mais letal do que a versão do vírus responsável pelos surtos do ano passado.
Uma série de outros países também suspendeu os voos com origem no Brasil, incluindo Peru, Colômbia na América do Sul, e na Europa, Portugal, Espanha, Itália e Suíça são alguns países que não estão admitindo passageiros vindos do Brasil. Outros, como o Chile, a Argentina e o Uruguai, suspenderam os voos procedentes do exterior como um todo.
Os países europeus que levantaram restrições ao Brasil foram:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Croácia
- Dinamarca
- Espanha
- Eslováquia
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Irlanda
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- Romênia
- Reino Unido
- República Checa
- Suécia
- Suíça