O Brasil possui a maior colônia de descendentes de italianos localizada fora das fronteiras da Itália. A grande maioria desses imigrantes desembarcaram no Brasil entre a metade e o fim do século XIX vindos em busca de uma vida melhor e continuaram a sua descendência em terras brasileiras, o que naturalizou muitos sobrenomes italianos entre a população do Brasil.
A possibilidade de você ser um descendente de italiano é muito grande. Segundo o Consulado-Geral da Itália no Brasil, em 2013, o órgão consular estimava-se que existiam 30 milhões de descendentes de italianos que nasceram em território brasileiro. A quantidade corresponde a 15% da população brasileira.
Mas como saber o sobrenome é italiano?
Ah, temos outra dica também: formas de encontrar a documentação de antepassados italianos
Origem dos sobrenomes italianos
O sobrenome diz muito sobre a pessoa e a origem da família. Historicamente, a partir dele, é possível classificar o local de nascimento, nome do patriarca da família, profissão, características físicas, clã que pertencia, dentre outras informações que podem remeter a uma família em específico.
Sobrenomes mais comuns na Itália
A Itália é o país com a maior quantidade de sobrenomes no mundo com cerca de 350 mil nomes de família diferentes. É o mundo emergindo do território italiano!
Os sobrenomes italianos mais comuns são:
- Barbieri
- Bianchi
- Bruno
- Colombo
- Conti
- Costa
- De Luca
- Esposito
- Ferrari
- Fontana
- Gallo
- Giordano
- Greco
- Lombardi
- Mancini
- Mariani
- Marino
- Moretti
- Ricci
- Rinaldi
- Rizzo
- Romano
- Rossi
- Russo
- Santoro
Como saber se o meu sobrenome é italiano?
Há um site que vai te ajudar a esclarecer essa dúvida se o seu sobrenome é italiano ou não. O Cognomix é um site que mapeou os sobrenomes italianos, a incidência por região da Itália, além do significado. Se o seu sobrenome apontar no site há grandes chances de ele ser italiano e a elaboração de uma árvore genealógica vai te levar a origem da sua família.