O sobrenome é a marca que consegue dizer muito sobre uma pessoa, pois indica a família a qual pertence, mas também é possível classificar o local de origem da família, nome do patriarca, profissão, características físicas, dentre outras informações. E buscar essas origens tem sido cada vez mais frequentes. Já pensou ter sobrenomes franceses? Pois nesse artigo vamos descobrir quais são os principais.
Leia também
Sobrenomes italianos: como descobrir a origem
48 sobrenomes portugueses mais comuns; conheça
No Brasil estima-se que a quantidade de descendentes de franceses chega a 1,5 milhão de pessoas, sendo a segunda maior comunidade na América Latina, o que te dá boas chances de ter um ascendente francês. Segundo o Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos da França (Insee), os sobrenomes franceses mais comuns em toda comunidade francesa são:
- Bernard
- Dubois
- Durand
- Garcia
- Laurent
- Leroy
- Martin
- Michel
- Moreau
- Petit
- Richard
- Robert
- Simon
- Thomas
Já os sobrenomes franceses mais comuns no Brasil são:
- Agan
- Beaurepaire
- Berny
- Estivalet
- Florence
- Fontainelles
- Furquim
- Gastal
- Laquintinie
- Mallet
- Piquet
- Rondel
- Reverbel
- Romuald
- Taunay
Mas tenha atenção! Assim como em outras origens de sobrenomes, os franceses não são diferentes e podem ter sofrido alterações ao chegar no Brasil. Na lista acima tem um que é muito conhecido por aqui, o Fontainelles, que acabou sofrendo alterações e hoje o conhecemos como Fontenelle.
Como conhecer outros sobrenomes franceses?
O site Genea possui uma boa base de dados que pode te ajudar bastante na pesquisa da origem do seu sobrenome. Vale muito a pena utilizar para saber a frequência que o sobrenome francês tem.