Novos focos de casos do coronavírus tem surgido na Europa e feito os governos pedirem a população que redobre os cuidados na hora de viajar para aproveitar o verão europeu em todas as partes do continente, principalmente na Espanha, onde é crescente o número de casos nos últimos dias, o que levanta a possibilidade de uma segunda onda do coronavírus na Europa.
O Reino Unido já começou a defender uma quarentena imposta aos viajantes que cheguem da Espanha para proteger os ingleses da possibilidade de uma segunda onda do coronavírus na terra da Rainha. O primeiro-ministro inglês Boris Johnson sugeriu que os cidadãos repense se eles realmente querem ir passar as férias no exterior diante das circunstâncias, mas que, em todo caso, a quarentena deve ser feita para não “espalhar o vírus no Reino Unido” novamente.
É importante que você leia também: Suíça atualiza lista de países que precisam fazer quarentena.
A Alemanha também foi outro país que externou uma “grande preocupação” com a possibilidade de retorno de uma segunda onda da Covid-19 e recomendou aos cidadãos que viagens a três regiões autônomas espanholas sejam evitadas por conta de novos surtos da doença, que são elas: Aragão, Catalunha e Navarra.
Possibilidade de uma segunda onda de coronavírus
O diretor do Instituto Robert Koch, expressou sua “grande preocupação” com o aumento de novas infecções. “Não sabemos se é o início de uma segunda onda, mas pode ser. No entanto, ainda estou otimista de que podemos enfrentar a situação se respeitarmos as regras que devem estar em vigor por meses e não devem ser questionadas”, disse Wieler.
Apesar do crescimento dos casos, fechar novamente as fronteiras não é exatamente um protocolo que parece estar pronto a ser adotado pela Europa. Entretanto, não é descartável se a situação retroceder a um cenário similar ao que o continente viveu em fevereiro, com uma vertiginoso crescimento, principalmente na Itália.