Categories: Itália

Sanatoria 2020: Itália vai legalizar imigrantes que estão ilegais

O governo italiano aprovou na última quarta-feira (13) um pacote de medidas para revitalizar a economia após a crise desencadeada pelo coronavírus. Mas uma das medidas que tem chamado atenção é a decisão de realizar a sanatoria 2020, regularizando milhares de imigrantes que estão ilegais e que trabalham na agricultura e nos serviços domésticos. Mas atenção! Apenas quem já atua no país poderá se beneficiar da medida.

O pacote foi apresentado pelo primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte e tem causado bastante polêmica no país. Essa questão da regularização dos imigrantes é um dos pontos mais delicados e tem provocado tensões entre os partidos da maioria governista. A proposta foi totalmente rejeitada pela Liga, legenda de extrema direita de Matteo Salvini, enquanto a Coldiretti, principal federação agrícola do país, se mostrou favorável.

Desde que a pandemia de Covid-19 abateu a Itália, o papel de trabalhadores que atuam em áreas essenciais, pondo em risco sua saúde, e na maior parte das vezes exercendo atividades precárias e mal remuneradas, passou a ser bastante valorizado. Muitos europeus passaram a cobrar mais direitos para os imigrantes clandestinos que trabalham sem documentos.

Leia também

Itália doará 500 euros para turismo pelo país
Quer comprar? Itália vende casa por 1 euro

Como será a Sanatoria 2020

O acordo prevê uma permissão de trabalho temporário de seis meses para aqueles que já atuam regularmente nos setores agrícola e doméstico e que não cometeram crimes nos últimos cinco anos. As pessoas beneficiadas precisam comprovar que estão na Itália desde 8 de março ou que trabalham em atividades rurais ou no setor doméstico desde 31 de outubro de 2019.

A última grande regularização em massa de imigrantes ilegais foi feita Itália em 2009. Na época, quando Silvio Berlusconi estava no poder, cerca de 300 mil imigrantes tiveram seus vistos de trabalho temporário validados.

Trabalho na agricultura

Estima-se que cerca de 350 mil estrangeiros exercem emprego sazonal na agricultura italiana a cada ano. Segundo dados da Coldiretti, praticamente 50% da produção agrícola do país depende dessa mão de obra estrangeira.

Além de ajudar a relançar a economia diante da pandemia de Covid-19, a regularização tem uma função sanitária, já que sem visto de trabalho os ilegais não têm acesso aos serviços públicos de saúde. A regularização desses ilegais também atendem a outra expectativa das autoridades italianas, que temem o surgimento de novos focos de contaminação pelo coronavírus entre esses imigrantes que não teriam acompanhamento médico.

Morar na Europa

Europa's lover.

Recent Posts

Covid-19: União Europeia aprova o fim dos testes e quarentenas

Os Estados-membros da União Europeia (UE) acordaram esta terça-feira (25) que pessoas com o Certificado…

3 anos ago

Morar em Roma: como é viver na capital da Itália em 2022

Sabe uma cidade que respira história? Certamente você pensou em Roma. A capital da Itália…

3 anos ago

Zurique: como é morar e o custo de vida em 2022

Zurique, ou Zürich, quem nunca ouviu falar dessa famosa cidade da Suíça? Saiba mais sobre…

3 anos ago

Itália prorroga veto a turistas do Brasil até 31 de janeiro

As regras valiam até 15 de dezembro, mas foram estendidas pelo ministro da Saúde da…

3 anos ago

Suíça suspende quarentena obrigatória para todos os viajantes

A Suíça anunciou que retirará a exigência de quarentena de 10 dias que foi imposta…

3 anos ago

Itália flexibiliza regras para viajantes do Brasil

De acordo com o decreto da Itália, Brasil e Índia passam a ser equiparados à…

3 anos ago