Já pensou em ter uma casa própria na Itália e pagando apenas 1 euro? Mas como assim? Parece até pegadinha, mas não é! Esse é o projeto que algumas pequenas cidades do país europeu estão propondo para manter o crescimento das cidades: casa por 1 euro.
Em alguns municípios italianos, com o objetivo de buscar uma alternativa para o abandono da população que tem trocado essas pequenas cidades por grandes centros, o projeto casa por 1 euro tenta repovoar aldeias que estão ficando desertas, abandonadas pela população jovem e pela morte dos idosos locais. Mas a casa custa 1 euro? Sim!
Leia também
As 9 cidades mais baratas para morar na Europa
Os cinco melhores países da Europa para trabalhar
Como funciona o “Casa por 1 euro”
Essa é uma iniciativa presente em várias cidades da Itália. Apesar da compra do imóvel custar apenas 1 euro, a maioria dos locais exigem que o comprador reestruture o imóvel em até um ano, dando início no máximo depois de um ano após a compra da casa, e que arque com todas as despesas. Quer dizer, essa oportunidade não é apenas por 1 euro
Algumas Comuni (o mesmo que prefeitura no Brasil) exigem uma garantia de até 5 mil euros, que deve ser pago a administração municipal, em até no máximo dois meses após a compra, como uma garantia de que o imóvel será restruturado. No final das contas, o 1 euro que você vai pagar pela casa é apenas um valor simbólico pelo imóvel.
Quais são as exigências do programa “Casa por 1 euro”
Os compradores dessas casas terão como obrigação:
- Desenvolver um projeto de reestruturação do imóvel em até 365 dias contatos a partir da compra;
- Pagar as taxas do notário inerentes ao registro do imóvel (inclui toda a parte relacionada a documentos e etc.);
- Iniciar os trabalhos em até dois meses após a emissão de todas as licenças da reestruturação;
Locais onde tem o programa “Casa por 1 euro”
Segundo o site italiano casea1euro, algumas cidades que buscam moradores com o programa “Casa por 1 euro” são:
- Borgomezzavalle (Verbano Cusio Ossola), Piemonte;
- Cantiano (Pesaro Urbino), Marche;
- Carrega Ligure (Alessandria), Piemonte;
- Fabbriche di Vergemoli (Lucca), Toscana;
- Gangi (Palermo), Sicilia;
- Lecce nei Marsi (L’Aquila), Abruzzo;
- Montieri, (Grosseto), Toscana;
- Mussomeli (Caltanisetta), Sicilia;
- Nulvi (Sassari), Sardegna;
- Ollolai (Nuoro), Sardegna;
- Patrica (Frosinone), Lazio;
- Regalbuto (Enna), Sicilia;
- Salemi (Trapani), Sicilia;
- Sambuca (Agrigento), Sicilia.
- Zungoli (Avellino), Campania;
Como é a estrutura da casa
As casas que estão disponíveis no programa, em sua maioria, são antigas casas abandonadas de fazendeiros e pastores que estão em ruínas. Elas foram feitas de grossas paredes com enormes pedras salientes, ficam no centro histórico da cidade, aos pés do imponente castelo medieval.
São construções que fazem parte da história da Itália e tem um ar bem medieval.
Outros incentivos oferecidos pelo “Casa por 1 euro”
Além da possibilidade da aquisição do imóvel por apenas 1 euro, uma outra informação importante é que é possível deduzir parte do imposto de renda os custos gastos para renovar casas e partes comuns de edifícios residenciais.
Profissionais e empresas que possuem Partita Iva (uma espécie de CNPJ), podem usufruir de descontos, bem como existem alguns benefícios para quem compra o imóvel em relação às despesas dos móveis e grandes eletrodomésticos.
Gostou a ideia de investimento? Acesse o site casea1euro e faça contato com a Comuni antes de tudo. Entenda quais são as exigências por menores que serão exigidas, como por exemplo se precisa ter a cidadania italiana ou o permesso di soggiorno.