Receba as nossas dicas em seu celular, clique para acessar o canal MORAR NA EUROPA no Telegram e nosso perfil no Twitter.
Uma clássica cena europeia é andar pela rua e se deparar com muitas pessoas fumando. É muito comum na Itália, França, Suíça e em vários outros países, mas capital da Lombardia, na Itália, os dias de fumar em público em Milão está com os dias contados.
Desde a última terça-feira (19) entrou em vigor um novo regulamento para a qualidade do ar na capital da região da Lombardia que, entre vários pontos, proíbe a prática de fumar em locais onde haja a presença de pessoas em uma distância menor que 10 metros entre o fumante e ela.
Leia também
Morar em Roma: como é viver na capital da Itália
Cidade da Itália oferece hospedagem gratuita pós-pandemia
Com o novo regulamento, também ficou proibido fumar em pontos de ônibus, em parques, locais voltados para crianças, em áreas esportivas, como ginásios e estádios, além de cemitérios. Mas as restrições não param por aí!
No primeiro dia de 2025 os milaneses que ainda forem fumantes passarão a ter mais restrições em relação ao fumo em locais abertos. A partir dessa data será proibido em qualquer circunstância fumar em público em Milão, tornando-a a primeira cidade da Itália e impor regras extremamente restritivas para os fumantes.
Outras regras em Milão
O ousado plano da cidade do norte da Itália para a redução da poluição ainda contempla a proibição a partir de 2023 de aquecedores movidos a diesel em prédios, sendo obrigados os proprietários de imóveis a substituir os equipamentos por novos movidos a combustíveis renováveis.
Postos de combustíveis fósseis também entram no plano e passam a ser obrigados a disponibilizar pontos de recarga de energia elétrica para veículos a partir de 2023. Caso haja impossibilidade técnica de instalação no local, a empresa deverá realizar a instalação desse ponto em alguma área pública.
Milão: piores índices de qualidade de ar da Itália
A capital da Lombardia é uma das cidades com os piores índices de qualidade de ar da Itália e os milaneses sofrem constantemente com o problema. A região da Planície Padana é outra que também leva o título de pior ar italiano.
Será que os italianos vão conseguir resistir ao vício de fumar em público em Milão?