A União Europeia atualizou a lista dos países que estão autorizados e enviar turistas para os países do bloco, além de outros quatros que fazem parte do Espaço Schegen e, novamente, o Brasil está de fora dessa listagem. O bloqueio sanitários a turistas vindos do Brasil acontece desde 30 de junho, quando a Europa se abriu novamente para receber turistas e deixou de fora os que vem de terras brasileiras.
Com a renovação do bloqueio sanitário, o turista que está no Brasil e deseja ir para os países europeus sofre essa medida restritiva por mais 15 dias, quando novamente será reavaliada a situação das nações que continuam fora da lista. Para a elaboração da restrição os representantes europeus levam em conta o grande número de casos de infecção pela Covid-19.
Leia também sobre a Europa
Brasileiros estão proibidos de entrarem na Europa
Segunda onda do coronavírus: Europa vai se fechar?
Segundo a nova listagem divulgada, foram levantadas as restrições para Austrália, Canadá, Georgia, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Coréia do Sul, Tailândia, Tunísia, Uruguai (o único da América Latina) e China (sujeita a confirmação de reciprocidade).
Brasil, Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Paraguai continuam com restrição e terão que esperar as novas atualizações para saber quando reabrirão as fronteiras com o Velho Continente. As restrições atuais às viagens não essenciais são válidas para todos os 27 estados membros, além da Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.