Já pensou estar pedalando na Espanha e ser multado por excesso de velocidade na bike? Pois essa é uma realidade na Espanha! Quem anda de bicicleta em terras espanholas precisa obedecer o limite de velocidade de 20km/h, agora sob o risco de ser flagrado pelo radar da polícia e autuado por isso.
Desde o último mês, a polícia local avisou na sua conta oficial no Twitter o início das operações de fiscalização, alertando os ciclistas para não ultrapassarem o limite máximo de velocidade. Segundo as autoridades, a medida passou a ser adotada após diversas queixas serem recebidas sobre o excesso de velocidade que algumas bikes atingiam. Por conta disso, a polícia passou a fiscalizar com radar móvel quem não respeita o limite de velocidade.
O jornal El Espanol não conseguiu levantar qual é o valor da multa que será aplicada pela polícia, mas um caso em 2018, em Valência, quando um ciclista que estava a 59km/h, quando o limite era 50, foi multado em 10 euros e não perdeu pontos na carta de habilitação, o que segundo o jornal pode ser um indicativo de como pode ser a penalidade.
Leia também o nosso artigo sobre Madrid: Capital da Espanha: conhecendo mais sobre Madrid
A decisão de autuar os ciclistas está acontecendo apenas nos entornos de Madrid, mas as autoridades espanholas alerta que ela pode ser ampliada para outras regiões do país ser o ciclistas não respeitarem os limites de velocidade, principalmente após a redução da velocidade máxima dentro dos municípios, que recentemente passou de 50km/h para 30km/h.