O maior desafio para os brasileiros que possuem antepassados italianos e têm o desejo de reconhecer a cidadania para Morar na Europa é localizar a documentação para que possa dar entrada no processo. Mas você sabia que existem ferramentas online que podem te ajudar nessa verdadeira missão de investigação?
É isso que vamos te ensinar hoje: como conseguir os documento do seu antenato italiano. Só para você ter noção, segundo o Consulado-Geral da Itália no Brasil, estima-se que existem 30 milhões de descendentes de italianos vivendo no Brasil. Essa é a maior quantidade de italianos fora da Itália e pode ser a porta de entrada para Morar na Europa.
Mas com certeza você já ouviu esse diversos relatos de outras pessoas que, assim como você, têm direito a ser reconhecido como cidadão: não é fácil. E realmente não são flores, mas também não é algo impossível. Esse é um processo demorado, pois envolve a pesquisa da sua genealogia, a obtenção dos documentos comprobatórios do jure sanguinis até a entrada no processo.
E diante de todo as pessoas que possuem esse direito ficam bastante confusas uma vez que não têm noção de como começar a primeira parte do processo que é a procura da sua estrutura genealógica e a obtenção dos documentos, afinal, na maioria dos casos as pessoas faleceram há muito tempo e, possivelmente, você nem chegou a conhecê-los e menos ainda tem conhecimento do destino de seus documentos.
Hoje vamos falar da primeira etapa do processo que são os seus esforços para pesquisa genealógica e levantamento dos documentos dos seus antepassados.
Ah, você também pode se interessar por esse artigo que escrevemos: Sobrenomes italianos: como descobrir a origem. Vale a pena a leitura!
Como levantar os dados completos dos antenatos
O primeiro passo para que você inicie a sua busca pelos seus antepassados é iniciar uma mapeamento completo montando uma árvore genealógica da sua família a partir de você. Sim, você dará uma de Sherlock Holmes e vai montar um verdadeiro quebra-cabeças.
Para montar isso você precisa das informações completas sobre os seus parentes. Utilize as certidões de nascimento, casamento, óbito, além de outras documentações e comprovantes para montar essa primeira etapa do processo.
Uma ótima dica para começar essa busca é conversar com sua família e ouvir as histórias que eles têm a compartilhar. Essas pessoas, geralmente, possuem um histórico mental incrível sobre os antepassados e podem te nortear nas suas pesquisas e, até mesmo, te fornecer todas as informações do processo — inclusive com documentos.
A segunda boa dica é utilizar a tecnologia ao seu favor, pois há casos em que as memórias da família não contribuem para desvendar esse mistério que são os seus antepassados. A internet pode ser um grande aliado nessas horas, uma vez que existem ferramentas que agregam informações familiares e de imigração.
Family Search
A mais famosa em todo o mundo é o site Family Search. Essa é uma associação de pesquisa genealógica que trabalha há mais de um século em reunir e documentar as informações familiares.
Lá é possível encontrar informações obtidas a partir de documentos públicos sobre nascimentos, casamentos, estruturação familiar, falecimentos e imigração.
Apesar da grande estrutura que o Family Search dispõe isso não é uma garantir que você vá obter resultados. É possível que nenhum parente seu esteja na base de dados atual, mas não deixe de tentar!
Arquivo Nacional
Um outro ótimo serviço que pode te ajudar a obter a informação do seu antenato é o Arquivo Nacional, uma instituição do Governo Federal Brasileiro responsável pela gestão, preservação e difusão de documentos da administração pública federal.
Diferente do Family Search, o Arquivo Nacional reuniu e disponibilizou digitalmente o seu acervo de registros da entrada de estrangeiros no Brasil. Estão disponíveis documentos de 1,3 milhão de passageiros oriundos de toda parte do mundo — inclusive da Itália — que desembarcaram no porto do Rio de Janeiro entre 1875 e 1900.
Essa é uma ferramenta muito importante, pois a partir desses registros você possui mais clareza para iniciar a busca pelos documentos do seu antenato em solo italiano.
MyHeritage
Há ainda o site MyHeritage. Similar ao Family Search e até parceiros no compartilhamento de algumas informações, é mais uma possibilidade para a busca de informações sobre os seus antenatos e até uma ferramenta para montar a sua genealogia completa com diversos campos de informação.
Projeto Imigrante ES
Se os seus antepassados se estabeleceram no Espírito Santo, o estado criou um projeto que reúne as informações dos imigrantes que se estabeleceram no estado ao chegarem no Brasil. É possível consultar a base de dados pela internet clicando aqui e, caso encontre as informações que você precisa, pode também solicitar uma cópia do documento. As instruções de como obtê-las o Governo do Espírito Santo deixou disponibilizadas aqui.
Além do Espírito Santo, há outros bancos de dados públicos no Brasil feito por Estados com os documentos escaneados e disponibilizados digitalmente de forma gratuita. Vale muito a pena buscar neles!
Essas são algumas ferramentas digitais que vão te ajudar muito nessa sua jornada do reconhecimento de cidadania. Não é um processo fácil, mas com perseverança, paciência e curiosidade você pode encontrar o baú da sua genealogia e claro, conseguir o reconhecimento da sua cidadania italiana.