A pandemia do coronavírus mudou a vida de todo mundo e, com isso, também a rotina de funcionamento de estabelecimentos e órgãos públicos. No Brasil, para quem busca os consulados italianos para iniciar o processo de reconhecer a cidadania italiana enfrentava uma fila enorme, mas com a pandemia isso mudou tanto no Brasil como na Itália?
Leia também
Sobrenomes italianos: como descobrir a origem
Formas de encontrar a documentação de antepassados italianos
Apesar de existir uma Lei italiana que estipula um prazo de até quatro anos para o trâmite do processo de reconhecimento da cidadania italiana, na prática não é muito bem por aí! As filas se arrastam e vão além de dez anos para que o processo chegue ao fim e, finalmente, seja reconhecida a cidadania. Um dos caminhos adotados para encurtar o prazo desse processo é partir para a Itália e fazer todo o processo em uma comune.
Durante o período da pandemia, pela grande quantidade de óbitos, houve comune que decidiu não atender ou reduzir o atendimento a pedidos de cidadania, isso aconteceu pelo grande volume de óbitos que aconteceu e exigiu um maior esforço do oficial para realizar diversos registros diariamente.
Passado o período mais crítico da disseminação da doença, as comunes tem retornado ao seu fluxo normal de atendimento e, por conta dessa marcha lenta, os processos podem demorar um pouco mais que anteriormente, mas nada comparado ao prazo dos consulados italianos no Brasil. O melhor caminho para descobrir como estão os processos é entrar em contato com as comunes para decidir qual é a que está mais em dia para ingressar com o seu processo.