Suíça

Capital da Suíça: conhecendo mais sobre Berna

Receba as nossas dicas em seu celular, clique para acessar o canal MORAR NA EUROPA no Telegram e nosso perfil no Twitter.

Você sabe qual é a capital da Suíça? Talvez tenha pensado em Zurique ou Genebra? Você pode não saber, mas a capital Confederação Suíça é a cidade de Berna, localizada no planalto suíço. Digamos que Berna é como Brasília, uma cidade menos conhecida do público, mas muito importante para os cidadãos.

Com mais de 134 mil habitantes, Berna abriga uma riqueza do país: a sua história. É uma das cidades mais antigas da Suíça e, inclusive, preserva um patrimônio medieval da sua parte antiga séculos pós séculos e, por conta disso, está inscrita como Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO.


Índice do artigo


Como é a capital da Suíça

A cidade do planalto suíço é bem pequena, apesar de abrigar quase 150 mil habitantes. Passear pelas ruas da capital da Suíça é quase como voltar no tempo, percepção que é ampliada ainda mais pela Torre do Relógio que foi construído e está em funcionamento desde o século XIII.

Berna ainda é cortada pelo rio Aar que, inclusive, faz a separação de uma cidade preservada por sua história e uma outra cidade que agrega aspectos mais modernos, numa reflexão do passado e um apontamento para o futuro. Assim como em outras cidades suíças, a capital também possui jardins, fontes e parques para o lazer de quem escolheu Berna como o seu lar.

Leia também

Morar na Suíça e ganhar salário de juiz brasileiro
Os cinco melhores países da Europa para trabalhar

Morar na capital da Suíça

Apenas a beleza da cidade não fará você morar em Berna. Há algumas particularidades que você precisa conhecer, como a língua falada na cidade. A Suíça possui quatro idiomas oficiais, que são: alemão, francês, italiano e o romanche. Em todo cantão (o mesmo que estado) de Berna a língua mais falada é o alemão, com pouco mais de 81% das pessoas falando o idioma.

As outras línguas também são utilizadas na capital da Suíça, mas será bem menos frequente ouvi-las ao visitar a cidade. Claro, se você não fala nenhum dos idiomas oficiais do país não entre em pânico, pois a grande maioria dos suíços falam inglês e você não terá grandes dificuldades para iniciar a sua jornada no país.

Em relação a remuneração praticada na capital da Suíça é de saltar os olhos. Quando descontados os impostos o trabalhador de Berna recebe mensalmente um salário médio de 5.541,98 francos suíços, que se convertido para o real brasileiro, com base na cotação de 5,30 reais, será um provento de R$ 29.372,49 mensal.

Você bem notou que a moeda na Suíça difere dos outros países europeus. A moeda oficial usada pelos suíços é o franco e não o Euro, mas apesar disso se você for a um comércio e só tiver euros não há problema, o seu pagamento será aceito, mas o troco será dado em francos suíços.

Se você quer saber mais sobre a remuneração na Suíça, preparamos um artigo só com todos esses números.

Vistos para visitar a Suíça

Visitar a Suíça não é nenhum bicho de sete cabeças. Assim como para outros países europeus que fazem parte do espaço Schengen, não é necessário solicitar o visto de turismo antes de realizar a viagem. A autorização de entrada no país é dada ao passar pela imigração em um aeroporto suíço e ele permite que você permaneça na Suíça por 90 dias

Se a sua intenção é morar na Suíça há duas possibilidades de visto: estudo e trabalho. Para obter o visto de estudo você precisa solicitar no Consulado da Suíça no Brasil, mas você precisa já verificar com a universidade o curso que pretende fazer e os documentos necessário. Para trabalho já é um pouco mais difícil, é necessário ter uma proposta de trabalho e o empregador precisa provar que não encontrou a mão de obra qualificada dentro do território suíço.

E claro, é preciso ter um seguro viagem para entrar na Suíça. Isso não é opcional, é obrigatório.

Gostou de conhecer a capital da Suíça? Deixe nos comentários as suas impressões sobre Berna.

Morar na Europa

Europa's lover.

Recent Posts

Covid-19: União Europeia aprova o fim dos testes e quarentenas

Os Estados-membros da União Europeia (UE) acordaram esta terça-feira (25) que pessoas com o Certificado…

3 anos ago

Morar em Roma: como é viver na capital da Itália em 2022

Sabe uma cidade que respira história? Certamente você pensou em Roma. A capital da Itália…

3 anos ago

Zurique: como é morar e o custo de vida em 2022

Zurique, ou Zürich, quem nunca ouviu falar dessa famosa cidade da Suíça? Saiba mais sobre…

3 anos ago

Itália prorroga veto a turistas do Brasil até 31 de janeiro

As regras valiam até 15 de dezembro, mas foram estendidas pelo ministro da Saúde da…

3 anos ago

Suíça suspende quarentena obrigatória para todos os viajantes

A Suíça anunciou que retirará a exigência de quarentena de 10 dias que foi imposta…

3 anos ago

Itália flexibiliza regras para viajantes do Brasil

De acordo com o decreto da Itália, Brasil e Índia passam a ser equiparados à…

3 anos ago