Receba as nossas dicas em seu celular, clique para acessar o canal MORAR NA EUROPA no Telegram e nosso perfil no Twitter.
A pandemia trouxe um benefício para o bolso de quem mora em terras portuguesas. Isso porque no segundo trimestre de 2020 (abril, maio e junho) caiu o valor do aluguel em Portugal, foi o que revelou da Confidencial Imobiliário, uma empresa especializada em dados e estatísticas do ramo a partir de dados oficiais.
De acordo com o relatório, entre os imóveis que estavam com oferta no período pré-pandemia e durante a pandemia foi observada uma retração no preço de 25% dos imóveis anunciados. Em Lisboa, capital portuguesa, o aluguel caiu 13,1% e no Porto, uma das cidades mais populosas do país, os preços de locação recuaram ainda mais, 15,7%.
Leia também
Trabalho no interior de Portugal: país cria incentivo de 4.827 €
Morar em Lisboa: qual é o custo de vida da capital de Portugal
Ainda foi observada um recuo de 15% no valor das vendas dos imóveis realizados no período. O aluguel em Portugal de Airbnb também teve retração e as diárias estão 50% mais baratas. O estudo Portuguese Investment Property Survey, da Confidencial Imobiliário, apontou que a perspectiva do setor é que os preços caiam 8,4% nos próximos 12 meses e as vendas recuem até 15,7%.
Nenhum despejo até 30 de setembro
Nesta quarta-feira (30), chega ao fim o prazo que assegurou aos portugueses a impossibilidade de despejo durante o período da pandemia. A lei aprovada pelo legislativo português garantiu que ninguém ficasse sem moradia por conta dos efeitos econômicos que a pandemia trouxe para o orçamento de várias famílias.
Com o fim do prazo, a partir de 1º de outubro os locatários podem novamente realizar despejos por violações aos contratos de locação.