Os brasileiros estão proibidos de entrar nos países da União Europeia e também nos pertencentes ao Espaço Schengen. Também estão proibidos de entrar na Europa os cidadãos dos Estados Unidos e da Rússia, foi o que revelou o jornal norte-americano New York Times. Segundo o informativo, os países fazem parte de uma lista feita pelo bloco econômico com as nações que terão seus cidadãos impedidos de entrarem em seu território.
A Europa planeja a reabertura de suas fronteiras para o mundo a partir de 1º de julho, mas o jornal americano teve acesso a uma lista de países que continuarão restrito por conta do avanço dos casos de Covid-19 entre seus cidadãos. O Brasil, com mais de 50 mil brasileiros mortos e um milhão cidadãos infectados, aparece em todas as listagens de nações cujos cidadãos continuarão barrados. Nesse mesmo contexto, os EUA, que contabiliza 120 mil americanos mortos e mais de 2,3 milhões de cidadãos que testaram positivo, além da Rússia, com meio milhão de russos infectados.
Leia também
4 países em que brasileiro pode trabalhar na Europa
8 países com oportunidades para Morar na Europa
Segundo o NYT, não há confirmação oficial por parte dos governantes europeus se tal bloqueio permanecerá e continuará em prática. A publicação destacou que há uma negociação em curso para a elaboração da lista final que terá validade para todo o bloco e que deve ser divulgada, no máximo, até o início da próxima semana. Se confirmado a continuação do bloqueio para americanos e russos, a Europa poderá sofrer impactos políticos e econômicos, uma vez que os cidadãos desses países estão entre os principais visitantes do bloco.
Mesmo restringindo brasileiros, americanos e russos, segundo a lista obtida pelo New York Times países como China, Uganda, Cuba e Vietnã estariam liberados para entrar no bloco a partir de 1º de julho. Apesar do bloqueio, cidadãos dos países restritos que também possuem cidadania europeia poderão entrar no velho continente, entretanto, será necessária a adoção de medidas sanitárias, como uma quarentena de duas semanas.
Fronteiras da Europa fechadas
As fronteiras da Europa estão fechadas a praticamente todos os estrangeiros desde o começo de março, quando implodiu os casos de covid-19 nos países do bloco e o continente passou a ser o epicentro da pandemia no mundo. Por conta disso até as fronteiras internas foram fechadas entre os 27 países do bloco e os participantes do acordo Schengen.
Desde 14 de junho os países europeus revisaram as medidas de segurança nas fronteiras e gradualmente começaram uma reabertura entre os participantes do bloco.