Roma é uma cidade incrível e que pode ser necessário vários dias para que você consiga fazer um tour completo por todos os monumentos e riqueza que a cidade abriga. Mas dá para visitar várias atrações da cidade em um dia? Sem dúvidas! Preparamos um roteiro que você consegue visitar os 6 locais mais visitadas e conhecer Roma em 1 dia, mais especificamente em até 10 horas, e se apaixonar pela capital italiana.
Esse é um roteiro que eu mesmo já fiz quando estive em Roma por apenas 17 horas e busquei aproveitar ao máximo a cidade. Mas claro, conhecer a fundo e respirar a cultura local que a Itália exala vai te exigir tempo nesses espaços, então esse roteiro vai te conduzir pelos locais para que você consiga conhecer e registrar esse momento.
Prontos? Então vamos lá!
Conhecer Roma em 1 dia
Coliseu
O nosso ponto de partida é um dos monumentos mais visitados em Roma: o Coliseu. Construído há quase 1950 anos, o monumento recebe anualmente quase 8 milhões de visitantes e, numa média diária, 21 mil pessoas passam todos os dias pelo parque arqueológico. Ir a Roma e não conhecer o Coliseu é a mesma coisa que não visitar a capital italiana.
Mas programe-se! Como você viu são 21 mil pessoas em média passando diariamente pelo monumento. Antecipe o seu ingresso comprando-o online para enfrentar uma fila menor para entrar já que a fila feita para a compra do ticket na bilheteria pode desperdiçar muitos minutos de espera, talvez horas, e nesse roteiro o que não se pode perder é tempo.
Clicando aqui você garante o seu ingresso fura-fila e consegue poupar esse tempo para aproveitar em outra atração. Ele custa 75 € e ele também lhe garante entrada para o Fórum Romano, o Monte Palatino e o Altare della Patria. Dá para economizar uma grana e vale muito a pena!
Fórum Romano e Monte Palatino
Com o ingresso fura-fila do Coliseu que falamos acima você também pode utiliza-lo para visitar o Fórum Romano e o Monte Palatino, eles ficam colados com o Coliseu e você irá a pé mesmo. Esses dois locais são muito importantes na história da capital italiana, pois são o centro antigo de Roma.
No Fórum Romano, por exemplo, há a ruína de diversos locais, basílicas, templos e arcos. Já no Monte Palatino é onde datam ser a origem de Roma, que segundo a mitologia foi neste local que Rômulo e Remo foram encontrados com a loba que os amamentou. Lá também estão localizado os palácios Tiberiano e Augustano.
Por serem bem grandes, vale muito a pena antes da viagem identificar os locais dentro do Fórum Romano e no Monte Palatino que você quer conhecer. Isso lhe poupará muito, mas muito tempo mesmo!
Altare della Patria
Nesse roteiro de conhecer Roma em 1 dia também tem o Monumento Nacional Vittorio Emanuele II, esse é um local que merece um pit-stop seu ao passar pela capital italiana. Também ao lado do Coliseu, o monumento é todo feito de puro mármore branco e suas escadarias nos conduzem a uma enorme estátua de Vittorio Emanuele II, considerado o pai da pátria italiana. A entrada no monumento é gratuita e rende incríveis registros, mas visitar o topo do museu da Unificação Italiana a partir de um elevador panorâmico de visão 360° de Roma é único!
De lá há uma visão completa da capital italiana que nenhum outro monumento te dará. Vale muito a pena separar um tempinho para apreciar essa visão. Claro, nesse ticket você fura a demorada fila da bilheteria e contabiliza mais um tempinho aí poupado para ser utilizado em outra atração. Clique aqui para reservar!
Ah, não posso esquecer de dar essa dica: nunca sente nas escadas. Logo na entrada os guardas te avisarão sobre isso e, caso faça, ganhará uma bronca tamanha que pode desejar retornar para o aeroporto no exato instante.
Leia também
Itália doará 500 euros para turismo pelo país
Quer comprar? Itália vende casa por 1 euro
Fontana di Trevi
Se você pesquisou por Roma na internet é certo que você viu a foto da Fontana di Trevi e ficou encantado. Sim, é um lugar lindo e que merece um tempo para conhecer essa obra de arte da arquitetura romana. A fonte fica relativamente próxima do nosso último destino, o Altare della Patria. Dá para ir a pé, será uma caminhada de 15 minutos e você consegue economizar alguns euros com do Uber.
A Fontana di Trevi atrai muitos turistas, então o tempo economizado com os ingressos fura fila começarão a ser bem gastos aqui para você achar um bom lugar para registrar o momento em fotografias e para participar da tradição do local. Dizem que se você atirar uma moeda para a fonte para a realização de um desejo você retorna a Roma. Vai que cola, né!
Pantheon
Um dos mais antigos templos de Roma, o Pantheon foi construído no reinado de Adriano, por volta de 126 d.C. Localizada há apenas 7 minutos da Fontana di Trevi, tranquilamente você pode ir a pé e guarda mais euros do transporte que usaremos pro próximo local. A beleza dessa basílica impressiona, pois mesmo com tamanha idade ela preserva a sua história e a sua cúpula de quase 2000 anos que ainda hoje é a maior do mundo feita de concreto não reforçado.
Vaticano
Finalizando o tour por Roma é claro que não poderia faltar o Vaticano. O menor país do mundo que consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma. Sede da Igreja Católica, no Vaticano está localizada a praça São Pedro, a capela Sistina, a Basílica de São Pedro e o museu do Vaticano. Será necessário pegar um Uber do Pantheon para fazer uma visita ao Papa Francisco.
Se tiver tempo sobrando na viagem vale muito a pena entrar e conhecer a riqueza da capela Sistina com os afresco de Michelangelo. Nesse tour, se você não tiver um ingresso antecipado, desista de entrar na capela. O ingresso fura-fila ajuda muito a você economizar horas na fila para chegar na bilheteria para fazer a compra, então poupe tempo e reserve aqui o seu. A visita completa dura em torno de 2 horas e comprar de cambista pode lhe abocanhar muitos euros.
Com esse roteiro você irá conhecer Roma em 1 dia e sem dúvidas se apaixonado pela capital italiana. Já esteve por Roma? Compartilhe aqui a suas experiências conosco!